Cerca de 86% dos portugueses considera que a aprendizagem ao longo da vida é muito importante para o desenvolvimento profissional e 67% acredita que o conhecimento em IA será crucial para se manterem no mercado de trabalho. Os dados foram conhecidos no evento Tomorrow’s Skills, promovido pela Fundação Santander Portugal, no passado dia 25 de setembro.
A iniciativa juntou representantes de vários sectores em torno de um propósito falar sobre a importância da aprendizagem ao longo da vida.
Na ocasião, Inês Rocha de Gouveia, presidente da Fundação Santander Portugal, considerou que "aprender não é uma etapa, é uma constante na vida de todos. A capacidade de aprender, adaptar e criar é que nos dá confiança para enfrentar um futuro, que já começámos a construir".
No entender da Fundação, "se muitas das profissões de amanhã ainda nem sequer existem, sabemos que a diferença será feita pela forma como desenvolvemos competências que nos permitem inovar, pensar de forma crítica, comunicar com impacto e colaborar em rede. São estas competências que abrem portas, criam soluções e nos vão preparar para desafios que hoje ainda não conseguimos antecipar".