A Fundação Santander entregou, no passado dia 27 de junho, no auditório Santander, os prémios aos vencedores do Prémio Quem Brinca É Quem É. Um concurso que distingue projetos focados no método de aprendizagem “Aprender Através do Brincar” destinados a alunos do 1º e 2º ciclo.
O prémio foi promovido pela Fundação Santander Portugal em colaboração com a Direção-Geral da Educação e a Rede de Bibliotecas Escolares. Os vencedores incluem dez escolas públicas e um município. A sessão contou com a presença e intervenções do Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Dantas da Cunha, da presidente da Fundação Santander, Inês Oom de Sousa, e do psicólogo Eduardo Sá.
Em nota a Fundação Santander Portugal explica que instituiu este prémio para promover boas práticas e metodologias inovadoras de ensino no âmbito do Aprender Através do Brincar – um método pedagógico que incentiva de forma lúdica a aprendizagem de competências essenciais para a vida e para o trabalho no século XXI, como a criatividade, a comunicação e a capacidade de resolução de problemas.
Citada na mesma nota, Inês Oom de Sousa, presidente da Fundação Santander Portugal, refere que “a adesão ao prémio superou todas as expectativas, foram mais de 400 as candidaturas que recebemos, de todos os distritos de Portugal continental e das Regiões Autónomas. O nosso objetivo desde o primeiro momento foi contribuir para levar este método de ensino até às crianças portuguesas. Brincar é um superpoder. A brincar desenvolvemos competências cognitivas e emocionais essenciais. Temos de aproveitar a capacidade inata e o interesse natural das crianças por brincar, ajudando-as a aprender de forma mais significativa e a terem gosto em fazê-lo agora e ao longo da vida”.
Os vencedores recebem por igual, um prémio no valor de 5.000 euros, uma viagem à LEGO House na Dinamarca, formação na metodologia promovida pela LEGO Foundation em Portugal e um kit LEGO ou uma mesa de reuniões LEGO.
Lista dos vencedores:
• Movimento das Galochas – EB1/JI José Jorge Letria (Cascais)
Aborda o brincar de uma forma curricular, transversal e complementar, proporcionando liberdade aos alunos para descobrir, explorar, desafiar e explorar a natureza como intervenientes e não como espetadores. O projeto contou com o envolvimento da comunidade escolar na fase de diagnóstico e no acompanhamento inicial e prevê a abertura da Escola à Comunidade.
• Projeto BEE – Bem-Estar na Escola – EB1+2 Dr. Anastácio Gonçalves (Alcanena)
Promove diversas oficinas criativas, em domínios como as Artes, a Escrita Criativa, a brincadeira livre com materiais diversos, educação física na natureza, atividades sensoriais e de relaxamento, atividades de ciências experimentais, visitas à comunidade. O projeto permite aos alunos experienciar uma grande variedade de experiências a brincar e envolve escola, família e comunidade.
• Brincar e aprender, à chuva, vento e sol! – EB1/JI de Estrada – Ferreiros (Braga)
Criar e manter uma horta escolar e ainda construir uma cozinha de lama, promovendo uma aprendizagem ativa, em que a criança vai aprendendo por tentativas, ultrapassando as dificuldades de forma independente, incentivando-se a desenvolver as suas próprias ideias, desenvolvendo o pensamento criativo e crítico.
• Escape Room Play & Learn – Centro Escolar de Alcobaça / Agrupamento de Escolas de Cister (Alcobaça)
Desenvolve uma ferramenta pedagógica em cenário de 'Escape Room' que desafia os alunos a trabalhar em equipa para desvendar enigmas, decifrar códigos e superar obstáculos.
• Clube do Poupas – Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo (Figueira de Castelo Rodrigo)
Promove a educação financeira de forma lúdica através de atividades interativas como simulações financeiras da vida real e gestão de orçamentos, jogos educativos e campanhas de sensibilização. São envolvidas as famílias, e utilizados indicadores de participação, feedback dos alunos e observações diretas para avaliar o impacto das atividades, o desenvolvimento das competências financeiras e o fortalecimento das relações intergeracionais.
• Executivo Júnior – EB1 Bairro Económico (Braga)
Consciencializar para a importância da democracia através da simulação durante 1 dia de uma assembleia composta por alunos, que simulam a atividade diária e tomadas de decisão da Junta de Freguesia local.
• EmocionArte – Centro Escolar de Santiago (Aveiro)
Cria uma história em cadeia com os alunos do Pré-escolar e 1º ciclo ao longo de todo o ano letivo, culminando na apresentação de um teatro de marionetas no final do ano, protagonizado pelos alunos. Envolveu toda a comunidade, e surgiu em resposta a um desafio da Câmara Municipal de Aveiro, precisamente sobre métodos inovadores de aprendizagem.
• Ciência Divertida: Saúl Dias Explora – Escola Básica Júlio-Saúl Dias (Vila do Conde)
Fomentar o gosto pela Ciência através do desenvolvimento de atividades de carácter prático, lúdico e experimental que ajudam as crianças/alunos a compreenderem e a aprenderem conceitos, nas áreas de Biologia, Geologia, Física e Química.
• MyMachine – Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos (Óbidos)
Integra as crianças do pré-escolar e 1º ciclo com os alunos do ensino profissional e universidade, em que as crianças propõem e elegem uma ideia de uma máquina para resolver um problema, que depois é construída pela universidade, numa colaboração que combina diversos agentes da comunidade.
• 4’Plays – Agrupamento de Escolas António Sérgio – EB1 do Marco (Vila Nova de Gaia)
Cativa os alunos para a aprendizagem através da resposta aos problemas que eles próprios identificam, com o objetivo de melhorar os seus resultados. Estão em implementação as diferentes atividades, incluindo a melhoria dos espaços de recreio, a tarde semanal do brincar na sala de aula, o convite às famílias para a construção de brinquedos e a biblioteca enquanto local para colocar as ideias em prática.
• Novo Modelo Local de AEC – Eira da Brincadeira – Município de Pampilhosa da Serra
Implementa atividades do programa de enriquecimento curricular (AEC). Este modelo envolve os alunos numa assembleia semanal, onde democraticamente se elege um presidente, secretários e votam nas atividades. Conta com apoio de alguns órgãos. No entanto, dá à criança um papel central na sua educação, promove diferentes atividades, e leva as crianças a procurarem outros caminhos na sua aprendizagem.
• Brincar na Rua – Academia de Música de Vilar do Paraíso (Vila Nova de Gaia) –
menção honrosa
Ensinar educação rodoviária através de um jogo de tabuleiro, numa primeira fase. Numa segunda fase, interligar os conceitos com as outras disciplinas e diversas atividades na rua. Por fim, é suposto que estas crianças integrem uma equipa de voluntariado que vai disseminar os conceitos aprendidos na restante comunidade. Os objetivos estão bem definidos, o projeto bem estruturado e pretende envolver toda a comunidade, fazendo das crianças agentes de mudança.