The Summer Berry Company Portugal, Details, Safe-Life, Critical Manufacturing e Critical Techworks foram consideradas as mais grandes empresas inspiradoras de Portugal. Nas PME, receberam igual distinção a Microgreens, Hub, 3G Resins, Bach e Evox. Nas Startups ou Scaleups foi premiada a Unicorn Treasure.
Naquela que foi a 2.ª edição do Prémio Portugal Inspirador, foram distinguidas também cinco Personalidades do Ano: António Silvestre Ferreira, da Herdade Vale da Rosa; Isabel Costa & João Tomás, do Grupo Burel Mountain Hotels; António Rios Amorim, da Corticeira Amorim; Manuela M. Veloso, Investigadora e Head of AI Research no JP Morgan Chase; e Carlos Santos & Patrícia Santos, do Grupo TRIVA.
Os prémios foram atribuídos nas categorias de Agricultura, Turismo, Indústria, Tecnologia, Internacionalização e Sustentabilidade, por se ter considerado que a chave do progresso social se encontra dentro destes seis eixos. Em cada categoria, foi distinguida uma Grande Empresa, uma PME e uma Personalidade do Ano. A exceção foi a categoria de sustentabilidade, que esteve aberta a candidaturas, para premiar startups e scaleups com menos de 5 anos de existência, que se destaquem pelo seu compromisso sustentável.
A cerimónia realizou-se no passado dia 5 de dezembro, no Auditório Santander, em Lisboa. A iniciativa é promovida pelo Santander Portugal e a Medialivre, tendo como knowledge partners a Informa D&B, a Accenture e a NOVA SBE, com o intuito de reconhecer e premiar aqueles que mais se destacam no tecido empresarial português e que mais contribuem para a economia nacional, por serem casos notáveis de sucesso empresarial e referências na gestão do talento.