Os cerca de 750 reitores de todo o mundo reunidos, em Valência de 8 a 10 de maio, no V Encontro Internacional de Reitores Universia 2023 comprometeram-se a “reforçar a missão da universidade para que o ensino, a investigação e a transferência de conhecimentos integrem os desafios sociais, ambientais e económicos, redobrando assim o empenho e as ações em prol do bem-estar e do progresso das nossas comunidades, do planeta e da sociedade no seu conjunto”.
Este foi o primeiro dos sete compromissos que saíram da Declaração de Valência resultantes do encontro internacional promovido pelo Banco Santander e em que o Ensino Magazine participou.
Os reitores, conscientes que “a universidade tem uma grande capacidade não só para contribuir, mas também para liderar o desenvolvimento sustentável com rigor, espírito crítico e empenhamento social”, consideram necessário o alargamento da “oferta de aprendizagem às diferentes etapas da vida adulta, ampliando e flexibilizando os formatos educativos das nossas universidades para que se adaptem às diferentes necessidades educativas de públicos numerosos e diversos”.
Na declaração de Valência, lida por Mavi Mestre, reitora da Universidade de Valência, os responsáveis pelas instituições de ensino superior comprometem-se a proporcionar aos seus estudantes “uma formação abrangente que inclua conhecimentos multidisciplinares, competências transversais e valores que os preparem tanto para integrar e moldar o futuro mercado de trabalho como para desenvolver e liderar as sociedades do futuro” e a promover junto dos seus alunos “competências inovadoras e empresariais que aumentem a sua empregabilidade e lhes permitam conceber, desenvolver e gerir iniciativas empresariais sustentáveis que respondam aos desafios catuais e futuros”.
Outro dos compromissos passa por “integrar os desafios globais e locais nas agendas de investigação das nossas universidades”, aumentando “a interdisciplinaridade na investigação e promovendo a transferência e a ampla divulgação dos seus resultados em benefício da sociedade”.
A Declaração enumera ainda mais dois compromissos, que têm como objetivos: “facilitar diferentes formas de mobilidade para os estudantes e académicos das nossas universidades - incluindo a mobilidade geográfica, virtual e intersectorial - a fim de promover o intercâmbio e o enriquecimento cultural, bem como uma educação aberta e inclusiva; e por aumentar a colaboração com outras universidades, governos, indústria e sociedade em geral, no ensino, na investigação e na transferência, criando sinergias, complementando recursos, ampliando iniciativas, reforçando alianças através de espaços comuns de ensino superior e aprendendo em conjunto a criar maior valor para a sociedade”.
Os cerca de 750 reitores e presidentes de politécnicos presentes no evento relembram que estamos “num mundo interligado e complexo, onde a tecnologia está a avançar exponencialmente. Enfrentamos enormes desafios sociais e ambientais que exigem urgentemente soluções criativas, inovadoras e transformadoras”.
Conscientes que “a sociedade sempre viu a Universidade como um farol que ilumina o caminho do progresso” e que “é nela que se formam os cidadãos que vão liderar as mudanças”, os reitores presentes em Valência mostraram-se determinados em cumprir os objetivos definidos em Valência. “ Os reitores, juntamente com as suas equipas de governação, são fundamentais para orientar com êxito as adaptações necessárias nas suas instituições”, referem.
O V Encontro Internacional de Reitores Universia deu continuidade aos encontros anteriores de Salamanca (Espanha) em 2018, Rio de Janeiro (Brasil) em 2014, Guadalajara (México) em 2010 e Sevilha (Espanha) em 2005, e foi organizado pelo Banco Santander, que mantém um firme compromisso com o progresso e o crescimento inclusivo e sustentável, com uma aposta pioneira e consolidada na educação, no empreendedorismo e na empregabilidade, que desenvolve há 26 anos e o distingue das restantes entidades financeiras do mundo. O banco destinou mais de 2.200 milhões de euros e apoiou mais de um milhão de estudantes, profissionais, projetos empreendedores e PME através de acordos com mais de 1.300 universidades de 25 países (www.santander.com/universidades).
A iniciativa teve como lema «Universidade e Sociedade». O V Encontro Internacional de Reitores constituiu-se como um grande espaço de debate onde os participantes falaram dos aspetos-chave que transformarão novamente a universidade num motor de progresso para a sociedade e para o crescimento sustentável.