A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, anunciou que o seu ministério “está a negociar com o Primeiro Ministro e o Ministério das Finanças qual o montante do reforço no financiamento que vamos atribuir às instituições de ensino superior. Vamos ter em conta diferentes aspetos”.
Elvira Fortunato falava aos jornalistas à margem do Encontro Internacional de Reitores que decorre em Valência, até dia 10 de maio, e onde conversou com alguns reitores e presidentes de politécnicos. “Vamos ter em conta não só a inflação, mas outros aumentos que se registaram. Até ao final deste mês espero ter notícias sobre esta questão”, acrescentou.
A ministra diz que o modelo de financiamento está também a ser discutido. “Na próxima segunda-feira vamos ter uma reunião com as comissões permanentes dos conselhos de Reitores e dos Politécnicos para começarmos a definir os termos de referência de modo a que se chegue a um novo modelo. Neste momento estamos apenas a mexer na fórmula de financiamento, pois não era alterada há mais de 10 anos. No ano passado já fizemos uma pequena correção e indexámos 1% ao número de alunos. Na próxima semana apresentaremos uma proposta inicial, para que em 2024 a totalidade, ou quase a totalidade, pois não podemos criar situações abruptas, possa ser aplicada”.
Elvira Fortunato garante que “nenhuma instituição vai perder dinheiro” com as alterações propostas. “Vamos afinar o modelo à situação atual das instituições. Daí que tenhamos convocado uma reunião conjunta com o Conselho de Reitores e Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, pois o dinheiro vem do mesmo orçamento e todas as decisões que forem tomadas são feitas de forma transparente e com todos”.
O V Encontro Internacional de Reitores Universia dá continuidade aos encontros anteriores de Salamanca (Espanha) em 2018, Rio de Janeiro (Brasil) em 2014, Guadalajara (México) em 2010 e Sevilha (Espanha) em 2005, e é organizado pelo Banco Santander, que mantém um firme compromisso com o progresso e o crescimento inclusivo e sustentável, com uma aposta pioneira e consolidada na educação, no empreendedorismo e na empregabilidade, que desenvolve há 26 anos e o distingue das restantes entidades financeiras do mundo. O banco destinou mais de 2.200 milhões de euros e apoiou mais de um milhão de estudantes, profissionais, projetos empreendedores e PME através de acordos com mais de 1.300 universidades de 25 países (www.santander.com/universidades).
A iniciativa tem como lema «Universidade e Sociedade». O V Encontro Internacional de Reitores irá transformar-se num grande espaço de debate onde os participantes vão falar dos aspetos-chave que transformarão novamente a universidade num motor de progresso para a sociedade e para o crescimento sustentável.