Quase 400 pessoas deram, durante o mês de fevereiro, o primeiro passo numa formação tecnológica gratuita de excelência na 42 Porto e 42 Lisboa. Depois de terem superado os testes online, 382 candidatos participaram nas maiores ‘Piscines’ de sempre da 42 em Portugal, que é a última prova antes de ingressarem na 42.
A ‘Mentes Empreendedoras’ tem abertas as inscrições para a edição 2025 do Global Teacher Prize Portugal. Este prémio é a versão nacional do prémio mundial Global Teacher Prize (GTP), também chamado de “Nobel” da Educação, uma iniciativa presente em mais de 120 países, com o objetivo de celebrar e reconhecer o papel dos professores em todo o Mundo.
A Fundação Santander Portugal acaba de lançar a 2ª edição do Prémio “Quem Brinca É Quem É”, uma iniciativa que pretende transformar o ensino em Portugal ao reconhecer e premiar projetos educativos que integrem o brincar como ferramenta essencial de aprendizagem. As candidaturas estão abertas até 28 de março.
Herman José, considerado como o “Pai” do humor contemporâneo em Portugal, é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra 2025. A entrega do galardão está agendada para 1 de março.
O projeto de Literacia Financeira desenvolvido pelas fundações Santander Portugal e Dr. António Cupertino de Miranda impactou, no último ano, 7971 pessoas. A iniciativa tem como objetivo preparar os mais novos para um futuro mais consciente e responsável.
A Fundação Santander Portugal promoveu, este mês, as diferentes fundações que atuam na área da Educação. A iniciativa decorreu em Lisboa, com o apoio do Centro Português de Fundações, e contou com as presenças do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e do Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Cunha.
A Fundação Santander Portugal e a Fundação Aga Khan Portugal estão a implementar o programa Escolas2030, no âmbito de um protocolo assinado entre ambas as instituições. Com este acordo a Fundação Santander Portugal é primeira entidade portuguesa a integrar este movimento internacional dedicado a valorizar a autonomia e a iniciativa dos professores.
O programa Teach for Portugal, desenvolvido com o apoio da Fundação Santander Portugal, acompanhou, no último ano letivo 2023/24, mais de 9500 alunos em 48 escolas de comunidades mais desfavorecidas do país, em 29 municípios.
The Summer Berry Company Portugal, Details, Safe-Life, Critical Manufacturing e Critical Techworks foram consideradas as mais grandes empresas inspiradoras de Portugal. Nas PME, receberam igual distinção a Microgreens, Hub, 3G Resins, Bach e Evox. Nas Startups ou Scaleups foi premiada a Unicorn Treasure.
Os estudantes universitários consideram o Santander como o Melhor Banco para trabalhar em Portugal. Esse é o resultado do ranking Merco Talento Universitário 2024, que é desenvolvido pela primeira vez no nosso país. O Santander surge ainda na 9ª posição no ranking global, que agrupa as 100 empresas mais bem avaliadas pelos alunos.
O Banco Santander acaba de lançar uma nova edição do Santander W50, o programa de liderança feminina que este ano inova e ganha um novo impulso para identificar as 50 melhores líderes de cada um dos 11 países participantes: Portugal, Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México, Polónia, Reino Unido, Uruguai e Estados Unidos.
A Fundação Santander Portugal apoia pelo segundo ano consecutivo o movimento internacional CODE.org, com o objetivo de alargar o ensino da programação como uma nova disciplina nas salas de aula, através da formação de professores e da realização de eventos da Hora do Código nas escolas.
O Santander Portugal vai continuar a ser o patrocinador oficial das Seleções Nacionais de Rugby. O protocolo foi assinado entre o Presidente Executivo do Santander Portugal, Pedro Castro e Almeida, e os Vice-Presidentes da Federação Portuguesa de Rugby, António Folgado e Joaquim Meirelles. Na sessão estiveram também presentes vários jogadores, entre os quais, o Capitão da Seleção Nacional masculina, Tomás Appleton, e o Vice Capitão, José Lima, e jogadores das Seleções Jovens Sub-18 e Sub-20. A Seleção Nacional feminina esteve representada por Maria João e Carlota Canto Moniz.
A Universidade Católica Portuguesa, através do Center for Sustainable Finance da Católica Lisbon School of Business & Economics em parceria com a Católica Porto Business School, com o apoio da Fundação Santander Portugal tem abertas as inscrições, até ao dia 1 de dezembro, para curso “Introdução à Sustentabilidade nas Empresas – Perspetiva Financeira”.
O Santander está a utilizar os seus cartões de crédito ou de débito expirados para a sua transformação em mobiliário urbano. Em nota, aquela instituição explica, ao Ensino Magazine, que “nos últimos três anos, foram recicladas perto de 2,5 toneladas de cartões expirados do Santander, transformados em mobiliário urbano, e plantadas milhares de árvores em número equivalente. Estes são os resultados da adesão do Santander ao programa Merece, uma iniciativa da Contisystems para reduzir o impacto ambiental dos cartões bancários na sociedade”.
A app NOVA FCSH Campus Digital chegou, em exclusivo, às mãos da comunidade académica daquela Faculdade a 16 de setembro e já são mais de 1400 os/as utilizadores/as que descarregaram e testaram esta ferramenta digital, refere aquela academia na sua página institucional.
A Fundação Santander Portugal apoia o lançamento do Radar de Emprego Online - uma iniciativa da Better Future – que irá fornecer um retrato atual e futuro do mercado de trabalho em Portugal.
A Fundação Santander Portugal e a Fundação Aga Khan Portugal acabam de estabelecer uma parceria inédita no âmbito do programa Escolas2030. Com este acordo a Fundação Santander Portugal é primeira entidade portuguesa a integrar este movimento internacional dedicado a valorizar a autonomia e a iniciativa dos professores.