As atrizes Laura Frederico, Marina Leonardo e Sofia Santana levam a cena, na Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, a peça de teatro “Das Árvores”. Da autoria de Sofia Santana, a peça é apresentada no dia 1 de março, pelas 19h00 e surge integrada no Ciclo Meridional Português.
Neste espetáculo, com texto original inserido no ecoteatro, conjuga-se “uma linguagem híbrida, entre o video e o desempenho dramático, são levantadas questões de identidade individual e colectiva na exploração do nosso espaço ecológico. Na tentativa de apreender este espaço conjugam-se linguagens entre o movimento do corpo físico, a instalação cenográfica, o som e a palavra”, explica as atrizes, em nota enviada ao Ensino Magazine.
“Das árvores, símbolos de todo o sistema ecológico, recebemos a sensação de infinito. Encontramo-nos assim num espaço que explora as memórias de um tempo dilatado pela sua longevidade”, reforça a nota de imprensa.
A sinopse da peça lembra que “neste país, algumas árvores resistem. Há mais de três mil anos uma árvore resiste. DAS ÁRVORES explora as memórias e reflexões que envolvem estas árvores, protagonistas de retratos, através da nossa experiência humana. O tempo não pára, o espaço físico transforma-se, as ideias alternam-se. Pessoas vão. Pessoas vêm. Num ciclo aparentemente interminável, algumas árvores assistem”.
O espetáculo é produzido por uma multifacetada equipa: Nuno Barroca (Desenho vídeo); Jorge Gomes Ribeiro (Desenho de Luz); Aboo Gabi (Som); Rita Fernandes (Direcção de Actores); Marta Fernandes da Silva (Cenografia); Beatriz Nabais (Assistência de Produção); e Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre (Co-produção). Tem como apoiosa República Portuguesa - Cultura; Direcção-Geral das Artes; Câmara de Lisboa; Polo Cultural das Gaivotas; Fábrica da Criatividade; e Câmara de Castelo Branco.
Parcerias Santa Casa da Misericórdia de Portalegre - ERPI; Companhia da Esquina; Verde - Associação para a Conservação Integrada da Natureza; Enfios.