Maria João Centeno, docente da Escola Superior de Comunicação, é a nova pró-presidente do Politécnico de Lisboa (IPL). Irá assumir funções para a área da Aliança Europeia U!REKA.
A tomada de posse ocorreu no dia 4 de fevereiro, nos serviços da presidência do IPL.
António Belo, presidente do IPL, explica no portal do POlitécnico que a "U!REKA é um pilar estratégico de internacionalização da instituição que lidera. A evolução da participação do Instituto na aliança exige passar para outro patamar”.
Na sua intervenção, António Belo recordou o contributo de quem iniciou e consolidou este trabalho no IPL, a docente da ESCS e anterior pró-presidente do IPL para a área de Comunicação Estratégica Ana Raposo e, posteriormente, o atual vice-presidente do IPL para a área de Investigação e Criação Artística, Empreendedorismo e Internacionalização, Ricardo Pinheiro.
No entender de António Belo, "a pró presidente para a U!REKA vai ter desde logo o desafio da preparação da candidatura da U!REKA ao próximo quadro de financiamento europeu para o período de sete anos".
Na cerimónia foi também anunciado que o Politécnico de Lisboa vai ser anfitrião do U!REKA Connects, em Lisboa, no mês de junho, e aproveitou para apelar à participação da comunidade e à submissão de propostas até ao dia 15 de fevereiro.
Na mesma informação partilhada no site da instituição, Maria João Centeno, agradeceu a confiança do presidente do IPL e reforçou a importância do U!REKA Connects 2026 como uma oportunidade para envolver docentes, pessoal técnico, administrativo e de gestão e estudantes.
A tomada de posse marcou "o reforço da estrutura de coordenação do IPL no seio da U!REKA, com foco no acompanhamento contínuo das iniciativas, na articulação entre Escolas e Serviços e na representação do Politécnico de Lisboa nos órgãos de governação da aliança", conclui o IPL.