O Politécnico da Guarda (IPG) promove, com outras instituições parceiras da universidade europeia UNITA, uma mesa redonda, para debater o papel das mulheres na ciência. A iniciativa decorre a 11 de fevereiro e assinala o “International Day of Women and Girls in Science“. Em formato online tem como tema “Women and Girls in UNITA Science“.
Ao Ensino Magazine, o IPG explica que o evento, "agendado para as 11h00 CET e com duração prevista de 90 a 120 minutos, visa destacar a importância da presença feminina nas áreas científicas e tecnológicas, bem como promover o debate sobre os desafios e oportunidades que se colocam às mulheres que seguem carreiras nestes domínios".
A mesma informação adianta que serão discutidos temas cruciais como “Women’s careers in science” e “Future Priorities in an ever-evolving world“.
Citado na mesma informação, Joaquim Brigas, presidente do IPG, considera que "o talento e a criatividade das mulheres são essenciais para o avanço da ciência e da tecnologia. É fundamental que as instituições de ensino superior, como o IPG, se comprometam a criar um ambiente inclusivo e estimulante, onde as mulheres se sintam encorajadas a seguir os seus sonhos e a contribuir para um futuro mais justo e sustentável”.