O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) abrirá um novo mestrado em Ambiente e Saúde no ano letivo 2026/2027, no âmbito de uma colaboração inédita entre a Escola Superior de Tecnologia e Gestão e a Escola Superior de Saúde, visando responder aos desafios da emergência climática. A formação interdisciplinar pretende preparar profissionais para diagnosticar riscos ambientais e intervir na gestão de crises de saúde pública.
O presidente do IPV, José dos Santos Costa, sublinha que este ciclo de estudos é uma resposta necessária às necessidades das empresas e do território. Acrescenta ainda que "ao unirmos o know-how tecnológico da ESTGV com a excelência da ESSV na formação em saúde, estamos a preparar profissionais versáteis, prontos para integrar desde unidades de saúde, a outras instituições públicas na área do ambiente e saúde, a empresas de consultoria e a indústria."
O plano de estudos inclui componentes práticas e parcerias com unidades de saúde e laboratórios de referência no setor. Destinado a licenciados em áreas científicas e da saúde, o mestrado funcionará em regime de rotatividade entre as duas escolas, oferecendo acesso a tecnologia laboratorial avançada.