A equipa “Falidos Mas Informados”, constituída por estudantes da Licenciatura em Finanças do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) venceu a competição Hackathon “Programação Low Code em OutSystems”, promovido pelo IPCA, no âmbito do projeto APNOR Digit’all, no Fórum Braga, no dia 14 de janeiro.
O segundo lugar foi atribuído à equipa “Blue Print”, composta por estudantes do ISCAP do Politécnico do Porto, enquanto o terceiro foi alcançado pela equipa “7up”, formada por estudantes dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais em Apoio à Gestão e Organização e Gestão de Eventos do IPCA.
A iniciativa teve a participação de mais de 100 estudantes de áreas não CTEAM, provenientes de diferentes instituições de ensino superior, que, organizados em equipas multidisciplinares, foram desafiados a resolver problemas reais do setor da logística através do desenvolvimento de soluções digitais em OutSystems, plataforma de desenvolvimento low code que permite criar aplicações web e mobile de forma rápida e visual, com pouca necessidade de programação tradicional.
As equipas tiveram de responder a um de três desafios propostos pela Rangel, uma empresa de referência na área da logística, que esteve presente ao longo de todo o Hackathon enquanto entidade parceira, mentora e membro do júri. Os desafios centraram-se na criação de soluções digitais para apoio à gestão de entregas, atendimento ao cliente e digitalização de documentos logísticos, recorrendo a automação e inteligência artificial.