As Jornadas de Comunicação do Politécnico de Portalegre assinalaram este ano o seu 30.º aniversário. A iniciativa, concretizada pelos estudantes da licenciatura em Jornalismo e Comunicação da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, juntou, entre 24 e 26 de março, alunos, docentes e profissionais.
A edição deste ano teve como tema “A Diversidade e a Representação no Jornalismo e na Comunicação” e manteve a sua essência original: "um projeto construído por estudantes e para estudantes", explica a organização.
O programa incluiu debates, workshops e momentos culturais, abordando temas centrais da atualidade. Entre estes, destacou-se a importância de uma comunicação com propósito, capaz de criar ligações autênticas com o público num contexto cada vez mais digital.
"O jornalismo esteve em foco em vários momentos, com destaque para os desafios enfrentados num cenário marcado pela desinformação, pela pressão do imediatismo e pela instabilidade económica. Os intervenientes sublinharam a importância da ética, da independência e da formação contínua para garantir a credibilidade da informação e salvaguardar o papel do jornalismo na democracia", refere a nota enviada ao Ensino Magazine.
"O design e a estética na comunicação noticiosa, bem como o impacto das redes sociais e dos algoritmos no consumo de informação, foram também temas em análise, reforçando a necessidade de adaptação às novas dinâmicas digitais", acrescenta a organização.
Entre os workshops práticos, destacam-se os de locução de rádio e de gestão de redes sociais. Iniciativas que "proporcionaram aos participantes ferramentas essenciais para o desenvolvimento de competências técnicas, desde o controlo vocal à definição de estratégias digitais eficazes".
A dimensão internacional e multicultural esteve presente no debate sobre a lusofonia nos média, evidenciando a importância de uma representação mais diversa e inclusiva no espaço mediático.
A edição comemorativa dos 30 anos ficou ainda marcada por momentos culturais, como a atuação do grupo de cante alentejano “Os Lagóias”, da tuna Tunapapasmisto e do Grupo Académico Serenatas de Portalegre, reforçando a ligação do evento à identidade regional.
"Ao fim de três décadas, as Jornadas da Comunicação continuam a afirmar-se como um espaço privilegiado de aprendizagem, debate e ligação entre academia e o mercado, acompanhando os desafios de um setor em constante transformação", conclui a organização.