O projeto “Verdito” venceu o concurso de ideias ACE Challenge do Politécnico de Lisboa, integrado na ACE - Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo, informou o Politécnico de Lisboa (IPL).
“Da autoria dos estudantes Rafael Romão, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Ana Beatriz Nobre, da Website de Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e Diogo Carvalho, da Escola Superior de Música de Lisboa, o projeto Verdito propõe uma análise personalizada para cada empresa ou produtor, avaliando todo o processo, desde a origem até à distribuição, de forma a garantir práticas éticas e sustentáveis, tanto do ponto de vista ambiental como social”, refere o IPL na sua página institucional.
“Com esta solução, o Verdito pretende combater fenómenos como o greenwashing, oferecendo aos consumidores informações claras e fiáveis. A ideia do Verdito consiste em ajudar empresas e consumidores a assegurar a autenticidade e a sustentabilidade dos produtos no mercado, através da atribuição de um selo”, acrescenta a mesma informação.
Recorde-se que o concurso foi criado em 2019 com o objetivo de “incentivar o espírito empreendedor dos estudantes e capacitar os participantes das várias iniciativas, para o desenvolvimento de projetos que apresentem soluções para desafios e necessidades existentes nas várias áreas de formação das escolas do Politécnico de Lisboa”.