A Universidade de Aveiro, e os institutos politécnicos do Cávado e do Ave (IPCA) e da Guarda reforçaram o seu compromisso de colaboração no seio do Colégio Doutoral Tordesilhas de Economia, Contabilidade e Empresa. Os acordos foram assinados na Universidade de Sevilha.
Os protocolos foram rubricados durante um encontro que reforçou os laços institucionais e promoveu o compromisso coletivo com a internacionalização da ciência e da investigação no espaço ibero-americano.
De acordo com o Politécnico do Cávado e do Ave "participaram da assinatura representantes da Universidade de Sevilha (Espanha), Universidade de Aveiro (Portugal), Universidade Presbiteriana Mackenzie (Brasil), Universidade Federal de Pernambuco (Brasil), Instituto Politécnico da Guarda (Portugal) e Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Portugal)".
Com estes acordos bilaterais são consolidados compromissos de colaboração no âmbito académico, científico e cultural, com ênfase na mobilidade, coorientação de doutoramentos e mestrados, projetos conjuntos de investigação e intercâmbio institucional, entre outros eventos.
A iniciativa reuniu reitores, vice-reitores, presidentes, vice-presidentes e a comissão diretiva do CDT de cada instituição.
As assinaturas representam um marco estratégico para a integração de redes científicas, fortalecendo a capacidade de geração de conhecimento em áreas chave para o desenvolvimento económico e social.
A formação deste Colégio é um passo significativo na consolidação de uma rede académica inovadora, que contribui significativamente para o avanço do conhecimento nas áreas de economia, contabilidade e gestão empresarial.