O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) abre, no próximo ano letivo, uma licenciatura na área do Desporto. A formação é ministrada na Escola Superior de Biociências, em Elvas.
Em declarações à agência Lusa, o presidente do IPP, Luís Loures, explicou que a formação vai decorrer na Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE), sendo esta “uma aposta na área do Desporto” que está a ser desenvolvida “há três anos” pela instituição de ensino.
“Nós éramos o único distrito do país que não tinha oferta nesta área, o que, de algum modo, limitava a atuação dos clubes e de outras instituições ligadas à área do desporto, não só naquilo que é o treino desportivo, mas também na sua representação e formalização a nível estratégico”, disse.
A licenciatura em Desporto, segundo uma nota do IPP, foi “cuidadosamente estruturada” para oferecer aos estudantes uma “formação completa”, combinando uma “base comum sólida” nos primeiros dois anos, com a possibilidade de especialização no terceiro ano.
De acordo com o IPP, os estudantes vão poder optar por um dos dois ramos disponíveis nesta área, nomeadamente treino desportivo, focado no desempenho desportivo, preparação de atletas de alto rendimento, treino de jovens talentos e desenvolvimento de metodologias inovadoras.
O outro ramo é direcionado para a área da atividade física e bem-estar, destinado àqueles que desejam atuar no setor do ‘fitness’, saúde e promoção do bem-estar, ajudando diferentes populações a melhorarem a sua qualidade de vida através do exercício físico.
“O processo de reconhecimento e certificação da licenciatura em Desporto pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude está em andamento, e visa a obtenção de três títulos profissionais: Treinador de Desporto (TPTD), Técnico de Exercício Físico (TPTEF) e Diretor Técnico (TPDT)”, lê-se ainda no documento.
Por último, o IPP indica que a coordenação da licenciatura está a cargo de Luís Branquinho, doutorado em Ciências do Desporto.