O Politécnico de Lisboa apresentou três comunicações na 16.ª edição das Jornadas FCCN, realizadas de 6 a 8 de maio de 2025, no Convento de São Francisco, em Coimbra.
Segundo o Politécnico, as comunicações apresentadas pelo IPL focaram-se em temas atuais e relevantes: “NIS 2 – O impacto no Ensino Superior”, apresentado por Nuno Pires; “IdP – Desafios de confiabilidade e novos requisitos de cibersegurança”, por Vasco Mendonça; e “O fim da informática ‘de quem sabe’”, por Pedro Ribeiro. O informático João Viegas foi ainda homenageado na sessão de encerramento, pela sua participação consistente nas Jornadas ao longo da última década".
A representação do IPL foi feita por uma equipa composta por informáticos, profissionais de comunicação, bibliotecária, encarregado de proteção de dados do IPL, e pela pró-presidente para a Inovação e Modernização Administrativa do IPL, Cátia Vaz.
Citada em notícia divulgada pelo IPL, aquela responsável considera que “as Jornadas são um espaço privilegiado para conhecer as últimas tendências e inovações nas áreas da ciência, tecnologia, redes académicas, cibersegurança, educação digital, entre outras. A participação do IPL nas Jornadas da FCCN de grande importância, tanto a nível institucional como individual”.
O evento foi promovido pela unidade de serviços digitais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCCN/FCT), com o apoio da Universidade de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra. Reuniu especialistas, técnicos e dirigentes do ensino superior e da investigação científica para debater os principais desafios e inovações nas áreas da conectividade, computação, colaboração, conhecimento e segurança.