O Politécnico de Lisboa (IPL) voltou a integrar o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). António Belo, presidente da instituição, já participou na última reunião.
A decisão do IPL regressar já tinha sido anunciada ao Ensino Magazine pelo novo presidente do Politécnico que, no passado dia 25 de fevereiro, participou na reunião realizada no Politécnico do Porto.
Como é explicado na página oficial do IPL, "o Politécnico de Lisboa saiu do CCISP, em 2015, juntamente com os Institutos Politécnicos do Porto e de Coimbra, em desacordo com uma proposta aprovada pela maioria dos membros do Conselho, que permitia substituir as provas de ingresso pela nota final das disciplinas exigidas para o acesso ao ensino superior politécnico. Esta medida gerou discordância entre algumas instituições, por se considerar que poderia comprometer os critérios de qualidade e equidade no ensino superior, acentuando a distinção entre os subsistemas politécnico e universitário".
"A presença do IPL nesta rede vai permitir uma maior articulação com os restantes politécnicos, facilitando a harmonização de processos e a criação de sinergias para a melhoria contínua do ensino superior. O Conselho desempenha um papel essencial na definição de políticas comuns, na promoção da cooperação entre instituições e no desenvolvimento de projetos conjuntos, com reforço da investigação e inovação, garantindo um sistema mais coeso e alinhado com os desafios do futuro", realça o Politécnico de Lisboa na sua página.