O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) promove, de 12 a 16 de maio, a semana da sustentabilidade, confirmou ao Ensino Magazine aquela academia.
O evento apresenta diferentes atividades em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas. À semelhança da edição anterior, serão igualmente hasteadas as bandeiras Eco Campus, nos campi de Setúbal e do Barreiro, um reconhecimento pelas boas práticas ambientais atribuído pela Foundation for Environmental Education (FEE), e entregues os prémios aos projetos vencedores do concurso IPS Sustentável.
Em nota enviada à nossa redação, o Politécnico explica que a Semana inclui "10 conversas sobre os ODS, abordando temáticas como Cidades e Comunidades Sustentáveis, Erradicar a Pobreza, Trabalho Digno, Proteger a Vida Marinha, Igualdade de Género, Água Potável e Saneamento, Ação Climática, Energias Renováveis e Acessíveis, Reduzir as Desigualdades, e Indústria, Inovação e Infraestruturas".
Garantida está a presença de "vários especialistas, em representação de entidades parceiras como a SEIES, Rede Europeia Anti-Pobreza, Norauto, Docapesca, Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, Simarsul, municípios de Setúbal e de Sesimbra, ENA e AISET".
De acordo com o programa, serão realizadas outras ações, a saber: palestra “O papel da ciência cidadã e da comunicação de ciência na conservação da biodiversidade”, a cargo de Patrícia Tiago, investigadora do cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Universidade de Lisboa; uma ação de campo sobre espécies invasoras; a exibição de curtas-metragens e de um documentário; um workshop de dança, como forma de promover a saúde física e mental; e uma ação de recolha de bens alimentares para a CASA – Centro de Apoio aos Sem Abrigo de Setúbal".
Nesta edição, será também dado mais um passo para a concretização do projeto de construção de um observatório de aves no campus de Setúbal, com a assinatura do respetivo acordo entre o IPS e a União de Freguesias de Setúbal.