O investigador Paulo Brito, docente do Politécnico de Portalegre e coordenador do centro de investigação VALORIZA – Centro de Investigação para a Valorização dos Recursos Endógenos, apresentou em Osaka (Japão) a Ação COST WIRE – Waste biorefinery technologies for accelerating sustainable energy processes, iniciativa europeia que coordena e que visa acelerar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de biorrefinaria.
Em nota o Politécnico de Portalegre revela que “a Ação COST WIRE tem como missão promover processos sustentáveis baseados em biomassa, contribuindo para a transição energética e para o avanço da bioeconomia. Através da valorização de resíduos e da produção de bioenergia, o projeto reforça o papel da economia circular na construção de soluções mais sustentáveis para a sociedade”.
Para além do desenvolvimento científico e tecnológico, a iniciativa procura harmonizar abordagens científicas e técnicas na União Europeia, aproximando investigadores, indústria e decisores políticos. Este esforço colaborativo pretende transformar conhecimento em inovação aplicada, com impacto direto no setor energético e ambiental.
Com esta participação internacional, Paulo Brito destacou a importância da colaboração científica global e reafirmou o compromisso do Politécnico de Portalegre e do VALORIZA em contribuir para o avanço da investigação em áreas estratégicas para o futuro sustentável da Europa.