A equipa de Formula Student do Politécnico de Leiria (A LART - Leiria Academic Racing Team), acaba de garantir o apuramento para FS Germany, considerada a maior competição internacional de Formula Student, que decorre de 18 a 24 de agosto de 2025.
Este apuramento marca o regresso da equipa do Politécnico de Leiria à Alemanha, 10 anos após a última participação nesta competição.
De acordo com a instituição académica, "a equipa vai competir na Classe 1 com o T-24e (Voidster), o primeiro carro elétrico e com condução autónoma do Politécnico de Leiria".
A fase de apuramento envolveu a realização de "quizzes, que avaliam as equipas nas diversas matérias de engenharia envolvidas no desenvolvimento de um carro de Formula Student, com a LART a terminar em 21.º lugar na classificação geral, destacando-se como a melhor equipa portuguesa", refere a informação veiculada pelo Politécnico.
Guilherme Pereira, team leader da LART, aponta como objetivo terminar a competição no TOP 30. Citado na nota enviada ao Ensino Magazine, revela que "o apuramento para a FS Germany tem um significado muito especial. Era um dos nossos grandes objetivos para este ano, uma vez que é a maior e mais prestigiada competição ao nível mundial. Foi para isso que lutámos e conseguimos, o que nos deixa muito felizes”.
O estudante acrescenta que “esta é uma competição que tem a presença de equipas de todo o mundo e com muito mais experiência. Acima de tudo, queríamos apurar-nos. Tendo conseguido isso, mais do que ambicionarmos terminar num lugar de topo, queremos aproveitar para usufruir da experiência e do contacto com outras equipas e com representantes das maiores marcas de automóveis, absorvendo o máximo de conhecimento e know-how”.
Ainda este ano, a equipa do Politécnico de Leiria vai participar também na FS Portugal, a realizar-se entre os dias 27 de julho e 1 de agosto. Além de competir com o T-24e (Voidster) na Classe 1, em que o objetivo é alcançar o primeiro lugar em algumas provas e terminar no TOP 3 geral, a equipa vai igualmente apresentar o novo projeto, o TEK-26e, na Classe 2, onde pretende repetir o feito de 2023 e conquistar o primeiro lugar. “O TEK-26e é o carro que se seguirá ao Voidster e que estamos agora a começar a desenhar. Será uma etapa fundamental para o seu desenvolvimento, pois queremos que o protótipo seja avaliado e reconhecido”, refere o team leader.
O desenvolvimento do TEK-26e marca uma nova fase para a LART, impulsionada por uma parceria estratégica com a TEKEVER, que se junta à equipa como Name Sponsor do projeto. “A TEKEVER aceitou o nosso desafio de se tornar a nossa nova Name Sponsor, reforçando o apoio que já nos tinha dado no último ano. Mais do que um parceiro, a TEKEVER demonstra um elevado contributo técnico e de conhecimento, ao colaborarmos diretamente com os seus engenheiros nas suas instalações. Esta colaboração permite também absorver a sua cultura e espírito de trabalho, que vemos cada vez mais como uma mais-valia”, destaca Guilherme Pereira.
“Na TEKEVER acreditamos no talento jovem e na importância de fomentar projetos com verdadeiro impacto tecnológico. A parceria com a LART permite-nos não só apoiar o desenvolvimento de futuras gerações de engenheiros, mas também colaborar em soluções reais e desafiantes, alinhadas com o nosso ADN de inovação. Estamos orgulhosos de dar nome ao TEK-26e e confiantes de que esta será uma jornada de sucesso para todos”, afirma Tiago Roxo, TEKEVER Head of People, citado na mesma nota.
Com o apoio da TEKEVER, a ambição da LART é levar o TEK-26e a um novo patamar de inovação e competitividade. Em 2026, o carro estará concluído e pronto para ser estreado nas competições internacionais, reforçando o compromisso da equipa com a evolução e o sucesso no cenário internacional.