As docentes da Escola Superior Agrária do Politécnico de Castelo Branco (ESACB-IPCB), Fernanda Delgado e Teresa Coelho, realizaram uma mobilidade internacional de ensino no âmbito do programa Erasmus+, na Krizevci University of Applied Sciences, na Croácia, disse à nossa redação, o Politécnico.
A Krizevci University of Applied Sciences, fundada em 1860, foi a primeira universidade agrícola do antigo Império Austro-Húngaro. “Durante a estadia, as docentes foram recebidas pelo Dr. Siniša Srečec e por responsáveis institucionais da universidade, a quem apresentaram o IPCB e a sua oferta formativa”, refere a mesma nota.
Acrescenta ainda o IPCB que “foram identificadas diversas oportunidades de colaboração futura, nomeadamente no domínio da investigação aplicada desenvolvida na ESACB e no Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (CBPBI)”.
As docentes “dinamizaram sessões de ensino nas áreas da importância das plantas aromáticas e medicinais na dieta mediterrânica, dos metabolitos secundários como base para a inovação em novos produtos alimentares, cosméticos e farmacêuticos, e da micropropagação de espécies vegetais. Foram apresentados exemplos de propagação e conservação in vitro de plantas aromáticas e medicinais portuguesas, bem como a aplicação de extratos aquosos dessas espécies em revestimentos comestíveis”, diz a mesma nota.