João Pires, diretor da Escola Superior de Educação do Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), é o novo presidente do Conselho Diretivo da Associação de Reflexão e Intervenção na Política Educativa das Escolas Superiores de Educação (Aripese), entidade que representa as 14 ESE do país.
O docente foi eleito em novembro de 2024, na última Assembleia Geral da Aripese, que decorreu em Bragança, na véspera do encontro anual da associação, onde se abordou o tema ‘Caminhos de Transformação’, numa reflexão sobre a cooperação entre as ESE e as entidades subscritoras do Plano de Ação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento.
O conselho diretivo é também composto por Paulo Silveira, diretor da ESE do Politécnico de Castelo Branco, como tesoureiro, Carla Rocha, presidente da ESE do Politécnico de Lisboa, como secretária da direção, e por Pedro Morouço, diretor da ESECS do Politécnico de Leiria, como vogal da direção.
Doutorado em Belas-Artes (especialidade de Educação Artística), pela Universidade de Lisboa, e mestre em Ciências da Educação (especialidade de Tecnologias Educativas), João Pires é professor adjunto do Departamento de Artes, exercendo atividade docente na ESE/IPS desde 2001. Na escola que dirige desde julho de 2022, além de docente foi também conselheiro, presidente do Conselho Pedagógico, coordenador de curso, subdiretor e diretor interino.