Teresa Pereira, licenciada em Engenharia Informática pelo Politécnico de Leiria, vai participar na DEF CON, uma das maiores convenções de cibersegurança do mundo, em Las Vegas, nos EUA, pois foi uma das 14 concorrentes selecionadas para a competição de vishing da Social Engineering Community (SEC), que se realiza de 7 a 10 de agosto.
Na competição de vishing, uma forma de ataque em que o criminoso utiliza chamadas telefónicas para realizar fraudes, os participantes vão realizar ligações telefónicas com o objetivo de extrair, de forma ética, informações específicas de alvos previamente definidos, usando técnicas legítimas de persuasão. O objetivo é mostrar na prática a eficácia e o risco da engenharia social, mas com regras rígidas para garantir a privacidade e segurança dos envolvidos.
A participante, natural da Marinha Grande, considera a experiência uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos para aplicar no seu trabalho e na vida pessoal. A ex-aluna, que começou a praticar vishing em 2021, cofundou a OWASP Leiria, um capítulo local de uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a promover a segurança de software.