Alexandra Malheiro tomou posse, no dia 19 de dezembro, como nova presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), para o mandato 2025-2029.
A tomada de posse ocorreu no dia em que o IPCA assinalou o seu 31.º aniversário. A nova presidente empossou também a sua equipa dirigente, sublinhando a ideia de que este é “o início de um novo ciclo de continuidade, mas também de renovação, de escuta e de ação, alinhado com o lema Identidade e Compromisso".
A nova presidente salientou o momento que o IPCA atravessa, referindo-se ao processo de consolidação como universidade politécnica. De igual modo realçou os projetos que considera prioritários, casos do "BCRIC – Barcelos Research and Innovation Center, o edifício K2D, focado na inovação pedagógica e nos estudantes, e do Barcelos Smart Digital and Design Hub, em parceria com o Município de Barcelos e empresas da região".
Alexandra Malheiro é professora coordenadora do IPCA e desempenhava, desde 2017 as funções de diretora da Escola Superior de Hotelaria e Turismo.
Com 27 anos de ligação ao IPCA, é doutorada em Marketing e Estratégia e tem formação de base em Gestão de Empresas, destacando-se pela experiência em cargos de gestão e pela produção científica nas áreas do marketing e do turismo.
Alexandra Malheiro sucede a Maria José Fernandes, que liderou o IPCA durante oito anos e que foi também presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), durante dois mandatos, tornando-se a primeira mulher a ocupar este cargo.
Na despedida, Maria José Fernandes destacou que “31 anos podem parecer pouco na vida de uma instituição, mas são uma vida inteira feita de pessoas, escolhas, desafios e coragem”, sublinhando o contributo dos anteriores presidentes e o impacto do IPCA na região, no país e na vida das pessoas.