Um antigo lagar de azeite situado no centro histórico de Elvas, no distrito de Portalegre, foi transformado numa residência de estudantes, que acaba de ser inaugurada, após um investimento superior a cinco milhões de euros, revelou a câmara.
O novo espaço, inaugurado pelo secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, tem capacidade para acolher 81 estudantes e será gerida pelo Politécnico de Portalegre.
O imóvel do lagar foi adquirido pela Câmara de Elvas por cerca de 200 mil euros, tendo sido transformado numa residência de estudantes constituída por quartos individuais e duplos e por estúdios.
Salas de estudo e de convívio, refeitório e cozinha, lavandaria e logradouros são outras das valências da residência, que foi financiada em 50% por fundos comunitários.
Para o presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), Luís Loures, realçou que este equipamento é “fundamental” para fazer face aos problemas relacionados com o alojamento estudantil.
Para o presidente do IPP, que gere a Escola Superior de Biociências de Elvas, a residência, após a inauguração, “ficará a cargo” daquela instituição.
Luís Loures explicou ainda que este investimento é importante naquela cidade raiana, porque a Escola Superior de Biociências tem crescido nos últimos anos.
Em 2018, indicou, a escola contava com “menos de 25 alunos” e, no atual ano letivo, já “tem mais de 580 alunos”.
“É um crescimento de mais de 100% que tem naturalmente impacto na região, na cidade de Elvas e na vitalidade destas cidades do interior”, disse.