O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) acaba de proceder à adoção generalizada dos princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable), no sentido de proporcionar um ambiente aberto e de confiança para que os investigadores possam depositar, aceder e gerir dados de investigação financiados com fundos públicos. O processo foi financiado pela Comissão Europeia através do projeto FAIR-IMPACT.
Este projeto, que faz parte do esforço para melhorar a qualidade e a eficiência da pesquisa científica através do melhor uso dos dados, tem por objetivo promover uma gestão responsável, garantindo que os dados estão disponíveis, acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis.
Neste âmbito, o IPS foi convidado para fazer o registo da sua Política de Ciência Aberta na plataforma FAIRsharing por forma a aumentar a divulgação e alcance, permitir o alinhamento e a comparação com outras políticas de ciência aberta a nível nacional e internacional, bem como melhorar a orientação aos investigadores para que possam gerir e partilhar dados de investigação e outros objetos digitais.
Com a adesão a este projeto e a criação e disponibilização da política de ciência aberta do IPS na plataforma, o Politécnico de Setúbal passa a integrar o grupo de instituições que promove ativamente os princípios FAIR, a nível nacional, sendo referenciado com um modelo de boas práticas a seguir nesta matéria.