O Politécnico de Santarém (IPSantarém) realizou, no passado dia 10 de outubro, as I Jornadas de Saúde Mental no Ensino Superior. A iniciativa contou com a presença de especialistas de diferentes áreas, sendo discutidos os desafios da saúde mental no contexto académico e a importância do bem-estar psicológico para o sucesso e desenvolvimento dos estudantes.
A sessão de abertura contou com as intervenções do presidente do Politécnico de Santarém, João Moutão, do autarca de Santarém, João Leite, do Diretor Geral do Ensino Superior (DGES), Joaquim Mourato, e do presidente da Associação de Estudantes da ESAS, André Pinto.
Do programa fizeram parte duas palestras e duas mesas redondas, “onde se abordaram temas como a saúde relacional, relações digitais e adições, a importância da relação estudante-docente, o panorama nacional da saúde mental no ensino superior, felicidade e bem-estar, estratégias de mindfullness, a importância do sono, e ainda o papel do voluntariado e do serviço”, refere, em comunicado, o Politécnico de Santarém
Foram preletores Rui Marques, coordenador do Relational Lab, Tiago Pereira (OPP), Ivone Patrão (ISPA), Inês Sousa (ISCTE), Helena Marujo, Ana Isabel Gonçalves, Teresa Rebelo Pinto, Teresa Beleza e Vasco Câmara, da Missão País. Os debates foram moderados por Marta Tagarro e Jorge Humberto Dias.
A iniciativa, integrada no Dia Mundial da Saúde Mental, procurou aumentar a sensibilização e proporcionar ferramentas para enfrentar os desafios diários da vida académica. A organização destacou o elevado nível de participação e o forte envolvimento da comunidade académica e de parceiros locais, comprovando a importância de abordar a saúde mental de forma integrada e contínua.
A sessão de encerramento contou com a presença de Susana Alves, docente da Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Politécnico de Santarém (ESDRM), que em conjunto com alguns dos seus estudantes, orientou um momento de atividade física, acompanhado com música, destinado a todos os participantes.