O ator Ruy de Carvalho foi homenageado, na Escola Superior de Teatro e Cinema, com a Medalha da Escola, no passado dai 19 de abril. Com mais de 80 anos de carreira que congrega teatro, cinema, rádio, televisão, e 97 anos de idade, o ator foi distinguido perante uma plateia repleta de estudantes, familiares, amigos e membros das presidências e direções do Politécnico de Lisboa.
Citado na nota enviada pelo Politécnico de Lisboa ao Ensino Magazine, Ruy de Carvalho disse ter ficado “muito feliz de estar ali com pessoas que gostam do teatro, dos que gostam de representar ou dos que gostam de ver representar” e acrescentou “podia agradecer a homenagem com palavras, mas prefiro declamar um texto teatral”.
Do programa da sessão de homenagem fez parte a intervenção da professora e investigadora Eugénia Vasques onde falou sobre o ator, centrando-se nos tempos em que foi estudante da Escola de Teatro do Conservatório Nacional, antecessora da ESTC.
O evento incluiu ainda a inauguração da exposição “Ruy de Carvalho na Escola de Teatro do Conservatório Nacional (1946-1951)”, que reúne um conjunto de fotografias e documentos do percurso do ator pelo Conservatório, caracterizada como sendo uma exposição “singela” nas palavras de Emídio Buchinho, presidente da ESTC.
Ao longo da apresentação o homenageado foi intervindo acrescentando pormenores à história sobre o seu percurso, deixando alguns conselhos para a plateia. Sem querer recorrer a microfone, o ator recordou que um ator fala alto. Ruy de Carvalho pediu à plateia para não se esquecerem que “representar em teatro ou na televisão é a mesma coisa, as técnicas é que são diferentes. No teatro o ator tem de saber projetar a voz”, finalizou o ator.