O Politécnico de Lisboa (IPL), através da sua Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) dinamiza, de 5 a 11 de setembro, o Blended Intensive Programme (BIP) AMELY. Esta formação resulta de um trabalho realizado pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Politécnico de Lisboa (Portugal), Haute Ecole Léonard De Vinci (Bélgica), "Iuliu Hatieganu" University of Medicine and Pharmacy Cluj Napoca (Roménia), Savonia University of Applied Sciences (Finlândia) e Università degli Studi Dell'Insubria Varese (Itália).
A iniciativa tem como objetivo desenvolver competências no processamento de imagem médica, em estudantes de 1.º ciclo dos cursos da área de Imagem Médica e Terapia com radiações, de 5 instituições de ensino superior europeias.
O curso será concretizado através de uma componente presencial e outra online. O programa AMELY - Assessment Methods of Medical Image, é uma iniciativa do curso de licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia, que vai reunir mais de 30 estudantes.
Citada na nota enviada à nossa redação, Lina Vieira, docente da ESTeSL e coordenadora do BIP AMELY, explica que este programa “pretende proporcionar uma oportunidade para os estudantes de licenciatura aprenderem e compreenderem os princípios, métodos e técnicas fundamentais envolvidos no processamento e avaliação da imagem médica. Assim, vão ser exploradas questões como os parâmetros de aquisição, algoritmos de reconstrução e métodos de segmentação, bem como, estes afetam a qualidade da imagem em diferentes contextos”.