David Justino, antigo ministro da Educação, é o novo presidente do Conselho Geral do Politécnico de Lisboa, sucedendo no cargo a Ana Maria Bettencourt. Os novos membros daquele órgão tomaram posse no passado dia 9 de abril, para o período 2024-2027. Após a tomada de posse foi feita a eleição, tendo David Justino recebido 31 votos a favor e 1 voto nulo.
Citado em nota enviada pelo Politécnico de Lisboa, o novo presidente do Conselho Geral expressou o seu profundo agradecimento a todos os presentes, afirmando a sua intenção de criar um ambiente de compromisso, que valorize a pluralidade de convicções dos membros da comunidade académica. Reconheceu, ainda, os diversos desafios que podem ser colocados à instituição, evidenciando que a sua grande preocupação é construir soluções.
A composição do Conselho Geral do IPL ficou completa com a tomada de posse dos 10 representantes externos eleitos na primeira reunião do órgão de governo do IPL, a saber: Bruno Mota, fundador da Bold International, empresa de consultoria tecnológica, Cristina Amaro, autora e rosto do programa televisivo Imagens de Marca; David Justino, antigo Ministro da Educação; Francisco Santos , vice - presidente da FCT, Fundação para a Ciência e Tecnologia; Luísa Cerdeira, antiga administradora da Universidade de Lisboa e presidente da FORGES- Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa até 2018; Luís Osório, jornalista; Natanael Vinha, chefe de gabinete da secretária de Estado da Administração Pública; Paula Franco, Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados; Susana Graça, vogal executiva do conselho de administração da EGEAC; e Teresa Martins, coordenadora de projetos na área da educação na Fundação Aga Khan.
Elmano Margato, presidente do Politécnico de Lisboa, congratulou os novos membros do Conselho Geral, agradecendo-lhes pelo serviço e tempo dedicado à Academia. Reforçou, ainda, o seu desejo de que este órgão de governo seja orientado por um sistema democrático mais inclusivo, que preze os interesses do Politécnico de Lisboa.
Ana Bettencourt, presidente cessante do Conselho Geral, felicitou os cooptados empossados e o presidente eleito, sublinhando a importância de promover diferentes níveis de participação junto dos membros externos e do corpo estudantil.