O Politécnico de Lisboa (IPL) tem patente, até ao dia 6 de setembro, no seu Espaço Artes, a exposição de Arte-têxtil: Objetos Têxteis com Memória (II). A mostra apresenta trabalhos dos estudantes das licenciaturas em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) e Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Setúbal.
A exposição, inaugurada pelo presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, resulta do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Time-Lapse: Memória, Pós-Memória, Práticas Artísticas e Comunidade (IPL/IDI&CA2023/TimeLapse_ESELx).
Na abertura da mostra, o presidente do IPL enfatizou a importância do Espaço Artes do IPL, referindo que a presente exposição é fruto do trabalho de docentes e estudantes e que está aberta à comunidade académica para visita.
Citado pela própria instituição no seu site oficial, David Antunes, pró-presidente para as Artes, realçou o trabalho desenvolvido pela presidência na promoção do Espaço Artes, frisando que na presente exposição “com certeza irão encontrar algum objeto que vos interpele, que de alguma maneira fale convosco”.
"A exposição integra o tempo do fazer, a memória dos gestos, do toque dos materiais, das texturas, dos sons, das palavras, do corpo ou a memória cultural, nas matérias têxteis de cada uma das peças expostas, transformando-as numa micronarrativa que congrega camadas materiais e imateriais (conceptuais, visuais e sonoras)", revela o IPL.