O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai abrir um novo Curso Tecnológico Profissional Superior (CTeSP) de Energias Renováveis e Eficiência Energética, no no Sabugal, sendo a primeira formação de nível superior que vai ser ministrada no concelho. O curso conta já com 18 inscritos, 12 dos quais provenientes de Cabo Verde. Segundo o presidente da Câmara do Sabugal, decorrem negociações com o Politécnico da Guarda para “trazer outros cursos para o concelho”.
O funcionamento vai contar com o apoio da Câmara Municipal do Sabugal e com o envolvimento do Agrupamento de Escolas do Sabugal, cujos docentes vão ministrar algumas unidades curriculares de base. As restantes unidades curriculares serão da responsabilidade dos docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG, parte deles professores na licenciatura em Energia e Ambiente.
A assinatura do protocolo entre as três entidades decorreu a 27 de março, na Câmara do Sabugal. Participaram o presidente do Município do Sabugal, Vítor Proença, o diretor do Agrupamento de Escolas do Sabugal, João Carlos Vila Flor, e Orlando Delgado, presidente da Câmara de Ribeira Grande, Ilha de Santo Antão, Cabo Verde (de onde virão parte dos alunos), para além do presidente Politécnico da Guarda, Joaquim Brigas.
Com o Sabugal, sobem para seis os concelhos a que o Politécnico da Guarda está a levar o ensino superior através de CTeSP, juntando-se à Guarda, Seia, Vila Nova de Foz Côa, São João da Pesqueira e Mêda.
“É com grande empenho que o Instituto Politécnico da Guarda está envolvido na abertura deste CTeSP, o qual significa a chegada do ensino superior a este concelho”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG. E acrescenta: “Criar CTeSP e ministrá-los de forma desconcentrada pelos concelhos da nossa região faz parte dos serviços especializados que o Politécnico da Guarda presta à comunidade”.
Já o presidente da Câmara do Sabugal, Vítor Proença revelou estar “em conversações com o Politécnico da Guarda, no sentido de trazer outros cursos para o Sabugal em áreas importantes no nosso concelho”.