O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, inaugura, no próximo dia 14 de novembro, as obras de requalificação das escolas superiores de Educação e Agrária, do Politécnico de Castelo Branco.
O Primeiro-Ministro fará a inauguração ao final da tarde (tudo aponta para as 18H30), primeiro na Escola Superior Agrária e depois na Escola Superior de Educação. Para António Fernandes a presença de Luís Montenegro no Politécnico “é um sinal claro de apoio do Primeiro-Ministro ao IPCB pelo trabalho que está a ser feito na instituição”.
O presidente da instituição deverá ter uma reunião de trabalho com o chefe do Governo português. Questões como o modelo de financiamento às instituições de ensino superior do interior país e o impacto que estas têm nos seus territórios são aspetos que estão na ordem do dia e que certamente merecerão a atenção daqueles responsáveis.
Na Escola Superior de Educação o auditório é agora um espaço moderno, com condições para videoconferências e aulas a distância. Os trabalhos envolveram a substituição do pavimento, cobertura e revestimento, “para além da colocação de novas cadeiras, iluminação e equipamento de som e audiovisual”, explica António Fernandes.
Mas a intervenção não se ficou por aqui. O hall de entrada foi totalmente requalificado, com a substituição do pavimento, iluminação e dos tetos. Foram ainda renovadas as instalações sanitárias adjacentes e duas salas de aula, agora equipadas com tecnologia de ponta.
Na Escola Superior Agrária, o antigo refeitório deu lugar a um espaço de coworking. Esta é uma das intervenções mais profundas do investimento que agora foi concretizado. O espaço que outrora era frio e desconfortável, transformou-se numa área muito agradável que funciona como refeitório à hora das refeições, mas que no restante horário se assume como uma zona para os estudantes poderem trabalhar e conviver. Ali foram substituídas janelas e portas exteriores, foram colocados de tetos falsos, nova iluminação e um novo sistema de climatização”. Entre o mobiliário surgem paredes amovíveis com pequenos balcões para refeições ou para a elaboração de trabalhos.
Ainda na Escola Agrária, foi “instalado novo pavimento, substituídas as janelas e colocados tetos falsos no Laboratório de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), que agora apresenta uma nova configuração e numa das salas de aula da ESA, para além de montada nova iluminação e climatização e pintadas as paredes destes espaços”. Na ESA, foi também a ser reabilitado o auditório mais pequeno e renovadas as instalações sanitárias contíguas.