O Politécnico de Setúbal acaba de abrir inscrições para nova edição do concurso nacional de programação ‘A Criar com Scratch!’, uma iniciativa anual da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), que pretende promover a literacia digital de forma lúdica junto dos alunos do Pré-escolar e do Ensino Básico.
O concurso dirige-se a grupos de alunos, representando estabelecimentos de ensino de norte a sul do País, ou do mesmo ciclo de ensino, que concorram acompanhados por um professor/educador e/ou encarregado de educação.
Os trabalhos, a enviar por equipas até ao próximo dia 5 de abril, terão de ser obrigatoriamente elaborados em linguagem de programação Scratch, inspirando-se no tema ‘Satélites... de Titã ao Telescópio Espacial Hubble’, escolhido para a edição de 2023/2024 e apresentada em novembro, na conferência de lançamento, por Rafael Silva, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
A iniciativa é promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação (CCTIC-ESE/IPS), através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.