O Instituto Politécnico de Leiria lança este semestre os primeiros cinco minicursos online e gratuitos, em formato speed-up, criados por Inteligência Artificial (IA) generativa. Integrados no 1.º Ciclo 99% IA, os cursos abordam, de forma rápida, algumas ferramentas de inteligência artificial generativa que podem ser utilizadas de forma pedagógica, dando foco ao áudio, design, imagens, vídeos, apresentações e assistentes virtuais.
'Vídeo com recurso à IA', 'Assistentes virtuais na aprendizagem com recurso à IA', 'Design gráfico com recurso à IA', 'Áudio com recurso à IA' e 'Inovação pedagógica com IA generativa' são os cinco cursos disponíveis, que podem ser frequentados ao ritmo de cada utilizador.
Os conteúdos dos cursos, gerados a partir de prompts orientadas para a inovação pedagógica, são apresentados em formato texto e vídeo, que recorrem a avatars com voz portuguesa.
Responsável por esta iniciativa, o CIP - Centro de Inovação Pedagógica do Politécnico de Leiria encontra-se já a preparar cinco novos cursos gerados por IA, com novas temáticas, que integrarão o 2.º Ciclo 99% IA. Os novos cursos ficarão disponíveis no próximo ano letivo.