O Politécnico de Setúbal (IPS) foi distinguido pelo embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, com o Prémio de Contribuição para os Intercâmbios Humanísticos Sino-Portugueses, no passado dia 1 de junho, na embaixada chinesa em Lisboa. A distinção decorreu no âmbito da cerimónia de atribuição de Bolsas de Estudo “Embaixador da China” e foi entregue à vice-presidente Luísa Carvalho, que tutela no IPS as áreas da Investigação e Internacionalização.
O IPS tem em funcionamento, desde 2018, na sua Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, a única Oficina Lu Ban existente em Portugal, oferecendo um espaço de ensino e investigação agregador de várias áreas disciplinares em torno do paradigma da Indústria 4.0, em estreita colaboração com o corpo docente da Escola Vocacional de Mecânica e Eletricidade (EVME) de Tianjin.
O reforço do ensino da língua chinesa no IPS, através da abertura de um curso também disponível para a comunidade externa, e a possibilidade de organização conjunta de eventos culturais, são algumas das iniciativas que têm vindo a ser discutidas entre a Presidência do IPS e a Embaixada da China em Portugal, de forma a reforçar o posicionamento desta oficina tecnológica como “referência de intercâmbio cultural e interpessoal entre a China e Portugal”.
A par do IPS, e pela sua contribuição para este projeto, foi na ocasião também agraciada com uma distinção similar a Câmara Municipal de Setúbal, representada pelo seu presidente, André Martins.