O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) preencheu a quase totalidade das vagas colocados no Concurso nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES). A instituição diz, em nota enviada ao Ensino Magazine, que este foi o melhor resultado de sempre.
Este ano "o IPCA disponibilizou 775 vagas para o CNAES e foram colocados 769 estudantes. Dos 17 cursos de licenciatura, alguns dos quais a funcionar em regime laboral e pós-laboral, 16 preencheram a totalidade das vagas, reforçando a aposta do IPCA nas áreas de formação em que atua", justifica a instituição, que sublinha o facto da grande maioria ter escolhido o IPCA em primeira opção.
Citada na mesma nota, Maria José Fernandes, presidente do IPCA, considera que "estes excelentes resultados são fruto do crescimento e afirmação do IPCA ao longo dos seus 30 anos de existência, que serão assinalados no dia 19 de dezembro. Temos orgulho em cumprir a nossa missão no que toca ao ensino superior público: um ensino diferenciador e orientado para a prática e em estreita relação com as empresas da região onde o IPCA se insere. A oferta formativa do IPCA está alinhada com a investigação aplicada, a inovação e o empreendedorismo, assim como a crescente aposta na internacionalização".
A presidente do IPCA frisa que o Politécnico "é, por isso, um parceiro estratégico na formação de jovens e adultos profissionais altamente qualificados e na transferência de conhecimento tornando-se cada vez mais eficiente e eficaz na sua missão de formar novas gerações, oferecendo cursos de qualidade e adaptados, sempre, às necessidades da região e este ano com a nova licenciatura em Desporto que preencheu totalmente as vagas”.
Relativamente às notas dos estudantes colocados, o curso de licenciatura em Gestão de Empresas regista este ano a nota mais alta do último colocado (165,6), seguindo-se os cursos de Design Gráfico com 164,4 e de Desporto que estreia com 163,0.
Para a 2ª fase do CNA o IPCA disponibiliza 12 vagas para o curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
A nível nacional, na 1.ª fase do CNA 2024/2025, dos 58 301 candidatos foram admitidos 49 963 novos estudantes.
As candidaturas para a 2.ª fase decorrem de 26 de agosto a 4 de setembro.