O Instituto Politécnico de Santarém está a investir cerca de 11 milhões de euros na construção de três residências de estudantes, na eficiência energética e na inovação, disse João Miguel Moutão, presidente da instituição na cerimónia oficial de abertura do ano académico. Na sessão foi homenageada, com um voto de louvor, a ministra Mariana Vieira da Silva, tendo o Ensino Magazine atribuído uma bolsa de mérito académico à melhor estudante internacional de mestrado.
"Estamos empenhados em realizar investimentos significativos, num montante que ronda os 11 milhões de euros, para melhorar as condições de trabalho e as experiências de aprendizagem e vida nos campus. Estes investimentos incluem: a construção de 3 novas residências de estudantes, para que todos os nossos alunos tenham acesso a acomodações seguras e confortáveis; melhoria da eficiência energética das nossas instalações; e edificação de inovadores espaços de ensino e laboratórios, com a construção salas de aulas para a formação avançada, de um auditório moderno no campus Andaluz, e de novos laboratórios e espaços de experimentação equipados com tecnologia de ponta, para melhorar a qualidade do ensino e proporcionar um ambiente de aprendizagem mais inspirador", disse.
No entender de João Moutão, "estas melhorias são um reflexo do nosso compromisso em fornecer uma educação de excelência e criar um ambiente onde os estudantes possam florescer e realizar o seu potencial".
Na sua intervenção, o presidente do Politécnico de Santarém anunciou o que considera um marco histórico para a instituição: "a aprovação do primeiro curso de doutoramento do Politécnico de Santarém, na área da Sustentabilidade Agroalimentar e Ambiental, o qual será ministrado em consórcio com os Politécnicos de Coimbra, Castelo Branco e Viseu. Temos a certeza que este será apenas o primeiro de outros cursos que se seguirão em áreas de competência do Politécnico de Santarém".
A sessão, que premiou os melhores alunos da instituição, permitiu ao Politécnico de Santarém homenagear, com um voto de louvor, a ministra Mariana Vieira da Silva. "A homenagem à Ministra e cidadã Mariana Vieira da Silva é acima de tudo um reconhecimento na sua pessoa dos valores que partilhamos no Politécnico de Santarém e dos ideais pelos quais trabalhamos", justificou.
João Moutão considerou que mais do que reconhecer as sua faceta política, gostaríamos de exaltar os valores que a Sra. Ministra personifica, servindo de inspiração para todos os quanto lutam por uma sociedade mais justa e igualitária, onde homens e mulheres têm as mesmas oportunidades.