O Politécnico de Leiria realizou, no passado dia 27 de setembro, a Gala do Desporto, numa iniciativa que pretendeu reconhecer publicamente o esforço e a dedicação dos mais de mil estudantes-atletas do Politécnico de Leiria, em mais de 30 modalidades. Foram entregues os galardões nas categorias “Mérito Desportivo”, “Campeões Nacionais”, “Treinador do Ano”, “Atleta Revelação”, “Atleta do Ano do Politécnico de Leiria” e “Carreira ao Serviço do Desporto Universitário”.
Em nota, o Politécnico revela que “em 2022/2023 estiveram inscritos em competição um total de 258 estudantes-atletas que competiram em 19 modalidades desportivas. Entre estes, 91 são atletas femininos e 167 são atletas masculinos”.
Na mesma nota é explicado que “o Politécnico de Leiria organizou seis competições nacionais universitárias, destacando-se o Campeonato Nacional Universitário de Pista Coberta, a 2.ª Jornada Concentrada de Andebol Masculina e a Jornada Única de Andebol Feminino. Organizou também a 2.ª Fase de Futsal Masculino e a 2.ª Fase de Futsal Feminino e, por fim, o Campeonato Nacional Universitário de Trail”.
O Politécnico de Leiria conquistou 25 títulos de lugar de pódio, colocando a instituição entre os 10 melhores clubes desportivos em representação das suas Instituições de Ensino Superior no Medalheiro da FADU. Posicionou-se em 9.º lugar, entre os 67 clubes participantes.
A nível individual, os estudantes-atletas receberam: 8 medalhas de ouro; 5 medalhas de prata; e 7 medalhas de bronze. A nível coletivo, receberam: 2 Títulos de Campeão; 2 Títulos de Vice-Campeão; e 2 Títulos de 3.º lugar do pódio. Conquistaram também o título de Campeões Nacionais Universitários na modalidade de Hóquei em Patins Masculinos, distinção que foi alvo de felicitação pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; bateram dois recordes nacionais universitários na modalidade Atletismo (no Lançamento do Peso Feminino e no Lançamento do Martelo Masculino). E tiveram participações relevantes em Campeonatos Europeus Universitários, nomeadamente em Desportos de Combate. A mesma nota realça a participação nos Jogos Mundiais Universitários, onde a estudante-atleta Eliana Bandeira conquistou a medalha de prata.