A edição de 2023/24 da microcredenciação em Fogo Controlado iniciou a componente prática no concelho de Oleiros, disse ao Ensino Magazine o Politécnico de Castelo Branco, entidade coordenadora da Rede Politécnica A23 (que inclui ainda os politécnicos da Guarda e de Tomar), e responsável pelo curso.
O curso tem como objetivo conferir aos agentes do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) os conhecimentos, capacidades e habilitação necessárias para o planeamento, execução e avaliação de operações de uso do fogo controlado na gestão de espaços florestais, sob condições, normas e procedimentos conducentes à satisfação de objetivos específicos e quantificáveis em planos de fogo controlado. Com a duração total de 135 horas, a componente prática surge após um período de formação teórica.
A Rede Politécnica A23 (A23 Polytechnic Network) é um projeto que visa estabelecer uma rede temática de ensino superior, formação ao longo da vida e investigação aplicada nas áreas da Proteção de Pessoas e Bens e das Competências Digitais.
O consórcio foi aprovado no âmbito do aviso 01/ 2021 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com um financiamento global elegível de 4.742.000 euros, e procura dar resposta aos dois programas previstos no aviso da candidatura: Programa Impulso Jovem para as áreas STEAM - ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemáticas e Programa Impulso Adultos.