O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Instituto Politécnico de Castelo Branco realiza atividades relevantes e demonstrou ter capacidade para garantir a conformidade das práticas e dos resultados com os requisitos normativos, legais e determinados pela instituição.
Essa é a conclusão do relatório da auditoria realizado pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação, disse ao Ensino Magazine o Politécnico albicastrense.
Em nota enviada à nossa redação, os auditores consideraram que o “IPCB estabeleceu e garante, na generalidade, os resultados a serem alcançados no âmbito do seu SGQ, o que permite satisfazer o cliente considerando as suas expetativas e necessidades, e que evidencia avaliar os níveis de conformidade e de desempenho relativamente ao fornecimento de serviços, através de exercícios de monitorização, medição e avaliação, nomeadamente de satisfação do cliente (alunos e colaboradores)”.
Dia a mesma nota, que “relativamente à melhoria da satisfação do cliente, foi verificado que o IPCB tem em prática um sistema de auscultação da satisfação dos alunos e funcionários e uma prática de análise e reflexão com vista a potenciar a sua satisfação e a melhoria contínua, mantendo-se os níveis de satisfação elevados e acima dos objetivos definidos pela organização”.
Já “no que diz respeito aos objetivos da qualidade, o IPCB evidenciou capacidade para garantir níveis de desempenho adequados, considerando os objetivos estabelecidos e as métricas definidas na Matriz de Objetivos e Indicadores da Qualidade 2023”.
António Fernandes, presidente do Politécnico, citado na mesma nota, mostra-se satisfeito com o reconhecimento externo do trabalho que vem sendo efetuado na instituição, que evidencia que esta cumpre os requisitos dos serviços prestados de forma consistente, tendo em conta as necessidades e expectativas dos seus alunos e demais partes interessadas. “Os bons resultados obtidos ficam a dever-se ao comprometimento de toda a comunidade académica, que tem permitido no passado recente afirmar o IPCB como uma instituição credível, rigorosa e de atitude renovada, que promove o desenvolvimento e sustentabilidade do território trazendo jovens para Castelo Banco e Idanha-a-Nova”, disse.