O Instituto Politécnico de Beja realizou, no dia 9 de maio, na sua Escola Superior de Educação, o Seminário sobre “Empreendedorismo e Criação de Empresa”. A iniciativa decorreu no âmbito da unidade curricular de Empreendedorismo e Economia Social, tendo sido promovida pela professora Elsa Barbosa e pelos alunos do 1º ano, do curso técnico superior profissional (CTeSP) de Psicogerontologia do IPBeja.
Na sessão de abertura participaram a directora da Escola, Maria Inês Faria, que salientou o papel dos empreendedores sociais convidados para estimular os presentes à criação da sua própria empresa para dar resposta a problemas sociais detectados na sociedade.
No painel de comunicações, Elsa Barbosa apresentou uma comunicação sobre as etapas que o empreendedor social deverá considerar antes da criação da empresa bem como salientou as características de que o empreendedor social deve ser portador para enfrentar os desafios com que se defronta diariamente. De seguida os empreendedores convidados da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo e da Casa do Povo de Alvalade relataram aos presentes o seu percurso em termos de criação de empresa, as etapas que caracterizaram a criação da “empresa” que representam, os desafios com que diariamente se confrontam e a importância de pensar fora da caixa para dar resposta às questões que lhes “batem à porta”.
Os oradores reforçaram a importância de “se gostar do que se faz”. No seminário houve ainda espaço para um momento de debate.
Com esta iniciativa pretendeu-se reforçar o posicionamento do IPBeja na ligação com a sociedade, através da valorização do conhecimento.