O Politécnico de Leiria acolhe, durante duas semanas, equipa do Instituto Incluir e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A visita, confirmou ao Ensino Magazine o IPLeiria, surge no âmbito do intercâmbio científico nas áreas da Inclusão e Acessibilidade.
Desde o dia 11 de janeiro e durante duas semanas, os docentes e investigadores brasileiros acompanhados do coordenador do LEPEDI, Allan Damasceno, vão participar numa formação em Comunicação Alternativa e Aumentativa e Acessibilidade.
O objetivo passa por “conhecerem as diferentes tecnologias de apoio e participarem em mesas redondas sob a temática do desporto adaptado, nomeadamente com os professores e coordenador da pós-graduação em Desporto Atividade Física Adaptados da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS)”, explica a nota enviada à nossa redalção.
Já no próximo dia 20 de janeiro, quinta-feira, os representantes do Instituto Incluir vão participar no encontro “O Desporto, um caminho para a Equidade Social”, agendado para as 17h00, no auditório 2 da ESECS. Numa organização conjunta com o município de Leiria, o encontro conta igualmente com a presença do vice-presidente da Delegação Distrital de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes (APD), Manuel Silva e Sousa. Através deste evento pretende-se estabelecer uma troca de experiências entre os dois países, nomeadamente através da prática desportiva.
Recorde-se que o Politécnico de Leiria e o Instituto Incluir têm mantido uma colaboração desde 2019, no âmbito da qual a coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), Célia Sousa, tem trabalhado com o Instituto Incluir e com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão em diferentes áreas, nomeadamente na promoção de conferências sobre comunicação acessível e apoio no âmbito da literatura acessível, tendo adaptado alguns livros infantis para linguagem pictográfica.
Citada na mesma nota, Célia Sousa sublinha que “esta parceria com o Instituto Incluir tem sido muito enriquecedora. O trabalho em equipa e entre instituições é fundamental para conseguirmos contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva”.
Por sua vez, Carina Alves, presidente do Instituto Incluir, e também citada na mesma nota, defende que a parceria mantida com o Politécnico de Leiria e o LEPEDI/UFRRJ contribui para a criação de uma sociedade mais inclusiva e equitativa: “O nosso compromisso é envolvermo-nos e colaborarmos de forma global»”, assegura.
De referir que as duas instituições têm trabalhado numa parceria cujo objetivo passa pelo desenvolvimento de projetos com o lema “Diversidade Humana e a Inclusão”. Em outubro de 2021 renovaram um protocolo que prevê a avaliação de respostas mais adequadas às pessoas com deficiência, orientação e apoio na aquisição e utilização de equipamentos informáticos no âmbito da comunicação aumentativa/alternativa, a prestação de serviços à comunidade, nomeadamente traduções, serviço docente e de formação, consultoria, auditorias e trabalhos de investigação e desenvolvimento.