O lançamento da primeira pedra do novo edifício da incubadora de base tecnológica BioBIP, a 6 de setembro, marcou o início do ano letivo no Campus do Politécnico de Portalegre, tendo contado com a presença do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), António Ceia da Silva, bem como do presidente do Politécnico, de membros da comunidade académica e representantes da empresa que executará a obra.
O novo edifício terá cerca de 1500 metros quadrados e exige um investimento de 3,3 milhões de euros na construção e nos equipamentos, estando o financiamento enquadrado no Sistema Regional de Transferência de Tecnologia do Alentejo. Nesta fase, vai ser ampliado o espaço de incubação de empresas e o equipamento na nave de Bioenergia. Também serão criados laboratórios de multimédia e animação, de robótica e FabLab. A empreitada para construção da BioBIP2-TechTRANSFER, que agora se inicia, foi adjudicada à empresa Seconfral, sendo o prazo de execução da obra de 10 meses.
Em final de mandato como Presidente do Politécnico de Portalegre, Albano Silva, desafiou a CCDRA a continuar a viabilizar o investimento na incubadora do Politécnico, revelando que há interesse por parte de várias empresas da área da tecnologia em se estabelecerem ali, caso venha a concretizar-se uma desejável terceira construção. No âmbito do novo quadro comunitário de apoio, o responsável pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo aceitou o repto.