A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) acaba de lançar um Plano de Recuperação Académica e Resiliência Emocional (PRARE), o qual pretende reforçar competências práticas dos alunos e apresenta uma série de iniciativas com vista ao fortalecimento da saúde mental e bem-estar emocional dos estudantes. “Minimizar o impacto da pandemia sobre a componente letiva e reestabelecer níveis de vinculação entre a comunidade académica é o objetivo central do Plano”, explica o presidente da escola, João José Joaquim.
O Plano sintetiza, para cada curso, quais as unidades curriculares e conteúdos programáticos cujo ensino é necessário reforçar, calendarizando a reposição das aulas presenciais para os meses de junho, julho e setembro. Já a intervenção a nível psicossocial, designadamente através de consultas de psicologia, online e presenciais, é garantida, de forma articulada, pelo Gabinete de Apoio ao Estudante do Politécnico de Coimbra, pelo Projeto Educação pelos Pares e pela Associação de Estudantes.
Foi ainda criada a Linha de Apoio Interpares (LAIp), de atendimento, sinalização e encaminhamento de estudantes com problemas que possam comprometer o seu desenvolvimento pessoal e académico. O funcionamento da linha será garantido por estudantes voluntários (após formação), sob supervisão de uma docente.