“Educar com inteligência é fazer ver com os próprios olhos, discutir com a própria razão, é ensinar a observar, a refletir, a raciocinar, a distinguir o verdadeiro do falso, o essencial do acessório, dar ao espírito asas fortes para voar”
A Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN), doravante designada “ESGIN - School of Business, Law and Tourism”, constitui uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e que, com vista a cumprir tal desiderato, se propõe implementar, com a atual Direção, um projeto em que as palavras-chave são a autonomia, capacidade de afirmação, competitividade, inovação e inteligência.
No seu exercício, foi apresentado, no passado dia 25 de fevereiro, pela Direção, em sede de Conselho de Representantes, na Escola, o Relatório de Atividades relativo ao ano de 2024, e do qual resultou que o nível de execução do ano em referência foi amplamente cumprido, tendo excedido, em muito, o que a mesma se havia proposto no início do ano que passou.
De entre as múltiplas atividades empreendidas por esta Direção, são de salientar as obras de requalificação energética da Escola, implementadas com o apoio do Município de Idanha-a-Nova, a redecoração, preservação e requalificação de alguns dos seus espaços mais emblemáticos, como seja a sua cozinha com a sua admirável lareira granítica, a sala de jantar, o seu salão nobre e a magnífica capela do Palacete, bem como muitos dos seus espaços exteriores, tornando-a mais bonita, apetecível e sedutora.
Expressão da atividade desenvolvida pela atual Direção durante o seu mandato, no ano que passou, foram os inúmeros eventos da mais diversa natureza realizados na Escola, e que em muito contribuíram para a projeção, valorização e dignificação da ESGIN, dos seus professores, funcionários e estudantes.
Mais resultou evidente o alargamento das ofertas formativas disponibilizadas, no decurso do mandato da atual Direção, e que em muito contribuíram para o expressivo aumento de alunos matriculados.
Numa análise comparativa, e tendo em consideração o passado recente, importa salientar que no decurso dos quatro anos de mandato da anterior Direção (2019/2023), assistiu-se à decisão de não acreditação da Licenciatura em Gestão Hoteleira, e consequente encerramento do curso (2019); decisão de não acreditação da Licenciatura em Contabilidade e Gestão Financeira, e consequente encerramento do curso (2020); submissão à DGES de uma proposta de criação de um CTeSP em Turismo e Hotelaria, e que nunca funcionou (2022).
Com a atual Direção, nos seus dois anos de mandato (2023/2025), de realçar a entrada em funcionamento de uma nova Licenciatura em Administração Pública, de uma Pós-Graduação em Projetos de Investimento, de uma outra Pós-Graduação em Contratação Pública e a Pós-Graduação em Gestão em Saúde em parceria com a Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, todas elas com inegável sucesso.
Oferta formativa a que acresce a proposta para abertura de uma nova Licenciatura em Gestão Hoteleira, de um novo Mestrado em Gestão Jurídico-Empresarial e de um outro em Gestão de Recursos Humanos, de uma Pós-Graduação em Registos e Notariado, na modalidade de Ensino à Distância (100% on-line), de uma Pós-Graduação em Transformação Digital e Inovação, de uma Pós-Graduação em Turismo Gastronómico e Enológico, em parceria com a Escola Superior Agrária de Castelo Branco, a par do Master Executive em Gestão de Unidades de Turismo em Espaço Rural, bem como de uma proposta para abertura de uma nova Pós-Graduação em Contabilidade e Finanças Empresariais, na modalidade de Ensino a Distância (100% on-line), e de uma Microcredenciação em Contabilidade Digital.
Certo é que, com a atual Direção, no decurso destes dois anos de mandato, foram apresentadas diversas propostas de Licenciaturas, Mestrados, Pós-Graduações e uma Microcredenciação, algumas já a funcionar, outras aprovadas, outras a aguardar aprovação.
Relatório de Atividades, este, que evidenciou, ainda, a criação, no ano que decorreu, de novos grupos de trabalho, constituídos por professores e funcionários, e que passaram a constituir centros de pensamento e reflexão de apoio à Direção, e de que são exemplo a “Comissão de Investigação, Inovação e Empreendedorismo”, a “Comissão de Modernização Administrativa e Pedagógica”, o “Gabinete de Comunicação e Imagem” e o “Centro de Estudos Aplicados”, e de um outro dos momentos mais marcantes desta Escola que foi a inauguração, nas suas instalações, de uma “Incubadora de Empresas – StartUp.cb” dedicada à promoção do empreendedorismo, inovação e criação de valor, proporcionando apoio a empreendedores, Start-Ups e projetos, ajudando a transformar ideias em negócios de sucesso
Não menos importante, no ano que decorreu, por proposta da atual Direção, foi a adoção, por parte da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, da denominação em inglês “ESGIN – School of Business, Law and Tourism”, e que decorre de uma estratégia inteligente, criativa e inovadora, com o propósito expresso de projetar o presente e antecipar o futuro, e da criação da plataforma “Digital School” com vista a ampliar as suas ofertas formativas agregando cursos em formato digital, em regime b-learning e/ou e-learning.
Dizer que, com esta denominação, se abrangem as três áreas científicas principais da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, seja, a gestão, o direito e o turismo.
De salientar que se afigura extremamente relevante que as instituições do ensino superior em Portugal adoptem uma designação em Português e outra em Inglês, designadamente, para a Internacionalização e Visibilidade Global, dado que facilita a identificação e reconhecimento internacional, atraindo estudantes, investigadores e investidores estrangeiros; para o estabelecimento de Parcerias Académicas, dado que simplifica a comunicação e a formalização de parcerias com instituições estrangeiras; para permitir um mais fácil Acesso a Publicações e Investigação, dado que aumenta a acessibilidade das suas publicações e resultados de investigação a um público global; para servir de incentivo à Mobilidade Académica, dado que facilita a participação em programas de intercâmbio e mobilidade, como o Erasmus; e para ampliar a Competitividade e Reputação da Instituição, dado que contribui para uma imagem institucional moderna e competitiva a nível global.
Esta é uma abordagem que ajuda as instituições e os seus atores a integrarem-se melhor na comunidade académica internacional e a desenvolver e incrementar as suas competências e saberes.
Este passo que agora foi dado é algo que a generalidade das instituições do ensino superior mais conceituadas e credenciadas estão a dar, como seja, e a título de exemplo, a “Coimbra Business School”, o “ISCTE Business School”, a “Católica Lisbon Business & Economics”, a “Nova School of Business & Economics”, o “ISEG - Lisbon School of Economics & Management”.
Expressão máxima do propósito desta Direção de desenvolver um projeto em que as palavras-chave são a autonomia, capacidade de afirmação, competitividade, inovação e inteligência, é o que resulta da evolução do número total de estudantes matriculados na “ESGIN – School of Business, Law and Tourism”, e que, em conformidade com o quadro em anexo, passou dos 609 estudantes inscritos em todas as suas ofertas formativas, no ano letivo de 2022/2023, com a anterior Direção no decurso do seu mandato, para 751 estudantes inscritos, em todas as suas ofertas formativas, no presente ano letivo de 2024/2025, com a atual Direção.
Seja, do ano letivo de 2022/2023 para o presente, com a atual Direção, desde que tomou posse, em apenas dois anos de mandato, assistiu-se a um crescimento significativo no total de 142 estudantes inscritos, com uma variação positiva muito expressiva de 23,30%.
Isto é, para esta Direção, motivo de natural satisfação. Isto é, para esta Direção, motivo de natural orgulho. Isto é, para a “ESGIN – School of Business, Law and Tourism”, motivo de natural orgulho e satisfação.
Dizer que tudo isto aconteceu não obstante a pobreza de um ou outro espírito que paira por aí. Dizer que tudo isto aconteceu não obstante o despeito absolutamente lamentável evidenciado por alguns. Dizer que tudo isto aconteceu não obstante aqueles para quem a honra, a consideração e a dignidade não passam de um molho de grelos. Dizer que tudo isto aconteceu não obstante a inépcia dos juízos feitos por quem inadequadamente julga comportamentos tidos por si por “menos adequados”.
Relatório de Atividades, este, que, apresentado no Conselho de Representantes da “ESGIN – School of Business, Law and Tourism”, mereceu um acolhimento consensual por parte da generalidade dos seus conselheiros.