No âmbito do programa Erasmus for Young Entrepreneurs, envolvendo uma empresa Lituana e um empresa Portuguesa, surgiu uma nova plataforma para conectar estudantes, empregados, desempregados e reformados a oportunidades de trabalho e desenvolvimento pessoal e profissional em todo o mundo.
A Missão do Matching4You é ajudar pessoas de qualquer idade a poder aplicar as suas competências e atitude e ver os seus esforços reconhecidos, independentemente da sua localização geográfica ou estatuto social. Tendo como valores fundamentais a Educação, Paixão, Inovação e Compromisso, está já em mais de 20 países a desenvolver parcerias locais com Educadores, Recrutadores e outras plataformas para garantir a criação do que chamam o Ecossistema perfeito para gestão e promoção de carreiras.
Na plataforma existem três contextos distintos: Candidatos – pessoas que definem o seu perfil e manifestam o seu interesse em determinado tipo de oportunidades, Educadores – Universidades, Politécnicos, Escolas Profissionais e outras instituições de ensino e formação e Recrutadores – Empresas/Organizações com interesse em encontrar pessoas que se encaixem num determinado perfil por si definido. O registo é gratuito e muito simples, bastam 2 minutos para o terminar com sucesso. Se quiser aumentar a probabilidade de ser selecionado para as oportunidades à medida que forem surgindo, deverá preencher o seu perfil com o máximo de informação possível e definir as suas preferências para cada tipo de oportunidade. Neste caso terá que dedicar algum tempo para completar o seu perfil.
O Matching4You foi desenvolvido para que o recrutador possa definir um perfil, aceder a uma lista de potenciais candidatos, visualizar os detalhes de cada um e entrar em contacto com os candidatos que lhe chamem mais a atenção. Não é uma plataforma de anúncios de emprego, embora os Candidatos possam “seguir” oportunidades e recrutadores manifestando desta forma o seu interesse.
As organizações necessitam de pessoas com o perfil certo para desenvolver produtos e serviços e desta forma crescer e conquistar mercado. É importante que as pessoas tenham consciência que o mercado precisa das suas habilidades e competências, mas que compete a cada um de nós ligar o holofote na sua direção. De que serve investir no nosso desenvolvimento pessoal e profissional se não o divulgamos ao mercado!
Os acontecimentos recentes obrigaram a maioria das pessoas a usar tecnologia para desenvolver o seu trabalho remotamente e segundo alguns resultados de inquéritos de larga escala três quartos dos trabalhadores querem agora que os modelos de teletrabalho ou híbridos passem a ser prática comum nas organizações. Na Exame de Maio de 2021 o Presidente da Data Science Portuguese Association, Guilherme Ramos Pereira, refere mesmo que mais 40% dos trabalhadores pretendem procurar alternativas de emprego em organizações que permitam o trabalho remoto! O mundo está em mutação permanente e temos que estar atentos aos novos desafios e ajustarmo-nos rapidamente.