A Moto Morini é mais uma marca italiana com história que foi comprada e relançada por um grupo chinês em 2019. Nesse relançamento teve especial relevo a X-Cape 649, uma trail média com design arrebatador, cuja procura foi muito superior à capacidade de produção e entrega, especialmente em países mais periféricos como Portugal. Apesar do sucesso desde o início que o motor mostrou alguma insuficiência com os seus parcos 60 cavalos. A Morini corrigiu agora, e bem, este handicap. Com um aumento de cilindrada para 693 cc consegue acrescer 10 cv de potência, passando a 70 cv às 8500 rpm e um binário de 68 Nm ás 6500 rpm, o que melhora claramente o produto e reposiciona o modelo na mediana das trail de média cilindrada. Também o excesso de calor do motor sentido pelo condutor na versão anterior se encontra agora reduzido com a colocação de novas tampas laterais.
Suspensão eficiente e confortável com forquilha invertida Marzochi com curso de 175 mm à frente e amortecedor ajustável KYB com curso de 165 mm na traseira. Travões com ABS, pistões Brembo, com dois discos de 298 mm á frente e disco de 255 mm atrás, garantem segurança e eficiência.Assento um pouco alto, 820 a 845 mm, como a maioria das trail, pode criar alguma dificuldade a estaturas mais pequenas. Um baixo peso (213 Kg) e um depósito de 18 litros apontam para consumos não demasiado elevados e boa autonomia.
O painel TFT apresenta boa leitura conetividade e navegação, barra de suporte para GPS, tomada USB e USB-C com proteção por um conveniente para-brisas ajustável manualmente em duas posições.
Mas, o melhor atributo da X-Cape continua a ser a sua estética de rally trail ao nível do que melhor existe no segmento.
O preço de 7890 euros é justificado e até bem competitivo no segmento