O Governo do Japão disponibilizou 40 bolsas de estudo para cursos de mestrado a funcionários públicos moçambicanos, anunciou no dia 14 de agosto o embaixador nipónico em Moçambique, com as autoridades do país africano a assinalarem um “marco histórico”.
A União Europeia (UE) doou no dia 14 de agosto, em Moçambique, três milhões de euros para uma iniciativa regional, desenvolvida pelo Programa Mundial Alimentar (PMA), para a preparação face a desastres nos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
A Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP) moçambicana emitiu no primeiro semestre 21 mil certificados do ensino técnico profissional, mas 1.900 continuam por entregar, admitiu no dia 15 de agosto o Governo, que tenta acabar com a morosidade neste processo.
A Universidade de Évora acolheu, entre 7 e 11 de julho, um seminário de formação que reuniu 22 docentes provenientes de instituições de ensino superior de São Tomé e Príncipe e Cabo Verde. A iniciativa decorreu no âmbito do projeto CULTIVAR.
A Universidade Eduardo Mondlane (UEM), maior estabelecimento de ensino superior em Moçambique, funciona com apenas 38% do orçamento, dificuldade que se arrasta há anos e compromete os indicadores de desempenho da instituição, disse o reitor.
O Governo de Timor-Leste aprovou hoje a atribuição de uma subvenção anual de um milhão de dólares (cerca de 877 mil euros) para apoiar a criação da Escola Superior de Educação – Raiz (ESSE – Raiz).
O reitor da Universidade Joaquim Chissano (UJC) disse hoje que a instituição de Moçambique vai assinar uma parceria com a Universidade de Tecnologia do Sul da China para formar professores em políticas industriais.
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, admitiu no dia 7 de março, em Maputo, existirem “problemas complicados” de natureza salarial com professores portugueses no estrangeiro, alertando não ter "soluções imediatas" face à situação política em Portugal.
Quatro especialistas da Iniciativa Médica 3M (IM3M) vão dar formação em Luanda, em Angola, nas áreas da medicina da dor e dos cuidados paliativos, entre 22 de fevereiro e 1 de março.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) incentivou os Estados membros a criarem redes de investigação colaborativa e apostarem na inteligência artificial como instrumento para a inclusão, segundo deliberação saída da reunião realizada em São Tomé.
O Presidente brasileiro, Lula da Silva, assinou uma lei que proíbe o uso de telemóveis e outros aparelhos eletrónicos nas escolas públicas e particulares, tanto durante as aulas como nos intervalos.
A Universidade Eduardo Mondlane (UEM), a mais antiga em Moçambique, anunciou o período de 28 a 31 de janeiro como nova data para exames de admissão, adiados devido a atrasos nas avaliações finais do ensino secundário.
Diversas personalidades, entre académicos, membros do Governo e da sociedade civil renderam homenagem, a 25 de julho, em Maputo, ao arquitecto José Forjaz, pela sua dedicação à arquitectura e contributo prestado ao ordenamento territorial e ao ensino na área de arquitectura.
A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) realizou, no passado dia 16 de julho, a cerimónia solene de entrega dos certificados de estágio académico, presidida por Luísa Antunes, presidente da Comissão Administrativa Provisória. O evento, que teve lugar nas instalações da instituição, foi um momento de reconhecimento do mérito e empenho dos estudantes participantes.
O Politécnico de Viana do Castelo assinou, em julho, um protoloco com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil) centrado no intercâmbio de docentes, investigadores e estudantes, que irão trabalhar em conjunto em áreas fundamentais como a investigação e a partilha de informações e de publicações académicas, mas também na promoção de atividades de formação do pessoal docentes, investigador, técnico e estudante e na realização de palestras e simpósios.
O programa PRECASE, implementando na Guiné-Bissau entre 2019 e 2023, com envolvimento da Escola Superior de Educação do Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), é uma das iniciativas apontadas como relevantes para a melhoria dos sistemas educativos dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), segundo um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) acolheu, de 5 a 8 de maio, o III Encontro das Escolas Portuguesas no Estrangeiro: “Construindo Pontes Rumo à Democracia Cultural – Desafios e Oportunidades”.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, reconheceu, em Maputo, a importância das escolas portuguesas no estrangeiro na promoção da língua e cultura, apontando o objetivo de alargar a rede, incluindo com projetos privados.