Diversas personalidades, entre académicos, membros do Governo e da sociedade civil renderam homenagem, a 25 de julho, em Maputo, ao arquitecto José Forjaz, pela sua dedicação à arquitectura e contributo prestado ao ordenamento territorial e ao ensino na área de arquitectura.
A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) realizou, no passado dia 16 de julho, a cerimónia solene de entrega dos certificados de estágio académico, presidida por Luísa Antunes, presidente da Comissão Administrativa Provisória. O evento, que teve lugar nas instalações da instituição, foi um momento de reconhecimento do mérito e empenho dos estudantes participantes.
O Politécnico de Viana do Castelo assinou, em julho, um protoloco com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil) centrado no intercâmbio de docentes, investigadores e estudantes, que irão trabalhar em conjunto em áreas fundamentais como a investigação e a partilha de informações e de publicações académicas, mas também na promoção de atividades de formação do pessoal docentes, investigador, técnico e estudante e na realização de palestras e simpósios.
O programa PRECASE, implementando na Guiné-Bissau entre 2019 e 2023, com envolvimento da Escola Superior de Educação do Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), é uma das iniciativas apontadas como relevantes para a melhoria dos sistemas educativos dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), segundo um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) acolheu, de 5 a 8 de maio, o III Encontro das Escolas Portuguesas no Estrangeiro: “Construindo Pontes Rumo à Democracia Cultural – Desafios e Oportunidades”.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, reconheceu, em Maputo, a importância das escolas portuguesas no estrangeiro na promoção da língua e cultura, apontando o objetivo de alargar a rede, incluindo com projetos privados.
Uma equipa da Universidade Politécnica de Macau (MPU) venceu a 7.ª edição do concurso mundial de tradução chinês-português, que atraiu estudantes de mais de 40 instituições de ensino superior, anunciou a instituição.
A Escola Portuguesa de Macau teve patente, de 20 de outubro a 3 de novembro, a Exposição Itinerante denominada “Uma Passeata pelas Ruas de Macau – Bairros comunitários de Lin Kai e Mong Ha”.
A Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade de Lúrio recebeu, no passado dia 16 de novembro, uma comitiva para uma visita de trabalho no âmbito do projeto UniLurio-SSDAIP do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
O Projeto da Escola Portuguesa de Moçambique (EPM-CELP ), “Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros)”, encerrou as atividades do Festival “Escolas Com Livros”, comemorando a sua 10ª edição. A vencedora do concurso de Teatro “Representar bem!” foi a Escola Comunitária Rainha da Paz, a qual apresentou, na cerimónia, a peça que levou a concurso, baseada na publicação da EPM–CELP, “A Viagem”, da autoria de Tatiana Pinto.
A Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras (ESCMC), unidade da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) localizada em Quelimane, acaba de diplomar 93 estudantes de licenciatura nas várias áreas de formação, num evento que acontece pela nona vez desde a criação desta unidade orgânica.
Portugal ficou em quinto lugar nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, no Rio de Janeiro, ao conquistar uma medalha de prata e três de bronze, anunciou a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).
Poemas de Moçambique, Portugal e do Brasil estiveram entre os seis vencedores da edição inaugural de um prémio de tradução para chinês de poesia em português e espanhol, anunciados dia 22.
O estudante Agostinho Isaque, do 4º ano do curso de Engenharia Eléctrica da Universidade Eduardo Mondalne (UEM), desenvolveu um protótipo de uma esteira rolante transportadora, que funciona com recurso a máquina eléctrica. Trata-se de um aparelho que pode ser usado para indústria no transporte de diversos produtos.
A Escola Portuguesa de Moçambique realizou, no passado dia 2 de julho, um concerto, da orquestra de alunos da escola, de tributo aos Queen.
O Governo fixou em 2824 o total de vagas no ensino superior reservadas nos regimes especiais de acesso para os alunos oriundos dos países africanos de língua oficial portuguesa e Timor-Leste, segundo uma portaria publicada.
O Instituto Politécnico de Leiria recebeu no dia 4 de julho a comitiva da City University of Macau com o objetivo de aprofundar relações para a promoção de atividades de cooperação entre ambas as instituições.
A Escola Portuguesa de Macau promoveu, no passado dia 8 de junho, uma palestra sobre "Vida e obra de Amadeo de Souza Cardoso". A iniciativa foi dirigida a alunos do ensino secundário, professores e encarregados de educação.