Chama-se Rodrigo, tem 9 anos, é aluno do 4.º ano da Escola EB João Roiz, em Castelo Branco, vive em Malpica do Tejo, a 18 quilómetros de Castelo Branco, e com um telefonema para o 112 salvou a vida da mãe.
No carro, seguia, também com os dois irmãos gémeos de seis anos. A mãe, de 35 anos, tinha desmaiado ao volante. “Olá! Aqui sou eu, eu me chamo Rodrigo, aqui a minha mãe que tem um problema aqui no coração e tem um pacemaker", disse na chamada que fez para o 112.
Rodrigo estava em Malpica do Tejo, junto ao café Taco, perto de uma paragem de autocarro e apesar de ver a mãe sem reação, de olhos fechados, teve a calma necessária para ligar ao INEM e seguir as indicações de João, o operador do INEM. O vídeo foi divulgado, no dia 10 de fevereiro pelo INEM, no âmbito do Dia Europeu do 112, mas a ocorrência data de 5 de dezembro de 2025.
“Que idade tens, Rodrigo?”.
-“9 anos..”, respondeu.
-“Estás a portar-te muito bem... só quero que mantenhas a calma que eu vou-te ajudar. Que idade tem a mãe?”, prosseguiu o operador do INEM, com voz calma.
-“A mãe tem 35 anos”, respondeu Rodrigo, a chorar.
-“A mãe está acordada à tua beira?”, perguntou João.
-“Não, ela está desmaiada... não acorda... só abriu os olhos e mexeu a boca agora... mas voltou a fechar os olhos”, respondeu de novo Rodrigo.
Do outro lado da linha, João procurou saber mais informações e ao mesmo tempo tranquilizar o pequeno Rodrigo.
(...) –“Rodrigo, eu sou o João, podes tratar-me pelo nome. Tenta mexer na mãe a ver se ela responde. Ela está a abrir os olhos? Pergunta-lhe se lhe doi alguma coisa...”, prosseguiu João.
-“Mãe está a doer-te alguma coisa?... Está a doer-lhe o coração... e o braço esquerdo”, respondeu Rodrigo, enquanto interagia com mãe.
-“Que idade tens, Rodrigo?”.
-“Tenho 9 anos”.
-“Amanhã já podes ir à escola e dizer que estás a ser um herói para nós e um herói para a mamã”, disse João.
Enquanto João tentava sossegar e dar indicações a Rodrigo, no banco de trás do Ford Focus da família, um dos irmãos acorda. –“Um já acordou... Manos tenham calma, que o mano resolve... Já estou a ouvir tinoni tinoni... já chegaram... eles estão aqui com um carro amarelo...”.
A calma de Rodrigo foi decisiva para um desfecho positivo. A mão foi assistida pela VMER e pelos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco e já se encontra bem de saúde.
A partilha do vídeo foi feita pelo INEM, no Dia Europeu do 112. A data foi também assinalada pela visita de João, o operador do INEM, e os bombeiros à escola de Rodrigo, num momento combinado com a mãe e que emociou toda a comunidade escolar.